sábado, 9 de junho de 2012

Vem comigo à Missa no Domingo?

Na festa de Corpus Christi, levamos a Eucaristia para as ruas e praças com aclamações de fé e alegria, porque “Ele está no meio de nós”; e caminhamos com Cristo, pedindo que abençoe nossa vida cotidiana nas casas, ruas e lugares de trabalho e encontro com outras pessoas e nos âmbitos de nossas responsabilidades sociais. É uma manifestação pública da fé católica no Mistério da Eucaristia, precioso dom que Jesus deixou à sua Igreja e à humanidade toda.
A celebração de Corpus Christi remete à celebração da Eucaristia, sobretudo da Eucaristia dominical. Domingo é dia de Missa, de encontro com Cristo ressuscitado e com os irmãos na fé. Na celebração da Eucaristia, realimentamos nossa fé, esperança e caridade, ouvimos e acolhemos a Palavra de Deus e comungamos o Corpo de Cristo, Pão para a vida do mundo. E assim também fortalecemos nossos laços de fraternidade com os irmãos e nosso senso de participação na grande comunidade da Igreja, que celebra a mesma Eucaristia em todas as outras comunidades do mundo. Um único é o Deus e Pai, que adoramos; um é o Senhor e Salvador, que nos chama e conduz a Deus; um e o mesmo é o Espírito Santo, que nos faz família de Deus, na profissão da única fé e na mesma caridade.
A Missa é a celebração dos mistérios mais profundos e basilares da nossa fé; e também, o ato eclesial que melhor manifesta e torna visível a Igreja. Pena que isso ainda seja tão pouco compreendido e valorizado; de fato, a média de participação na Missa dominical é muito baixa. A prática da Missa dominical sempre foi e continua sendo importante e imprescindível para a vivência da fé católica. Talvez, isso não seja acentuado suficientemente na Catequese e na pregação. A participação na Missa dominical segue sendo um dever para todos os católicos que têm a possibilidade de fazê-lo; mas, bem mais que um dever, é um privilégio e motivo de grande satisfação para todos. Quando chega o Domingo, deveríamos sentir grande alegria, porque temos a ocasião de “ir à casa do Senhor” e de celebrar a Eucaristia em comunidade.
Temos a necessidade de uma retomada da Missa dominical, de reencontrar as motivações belas e grandes para participar dela, conhecendo seu significado e seu valor; os pais podem fazer isso com os filhos, desde a mais tenra idade, levando-os à Missa e explicando-lhes o que isso significa; não é correto deixar os filhos pequenos em casa, sem levá-los à igreja aos domingos; eles aprendem com o exemplo dos adultos, sobretudo dos pais e avós. Nem está correta a ideia de que a celebração da Eucaristia seja destinada apenas àqueles que já alcançaram a maturidade da fé, quase um prêmio ao mérito. Pelo contrário, todos precisam da Eucaristia para se fortalecerem na fé, na esperança e na caridade; o Pão da Vida nos fortalece, para não desfalecermos no caminho e para crescermos em santidade.
A nova evangelização passa por uma revalorização da Missa dominical; ela é o principal momento de expressão e cultivo da fé, durante a semana. Isso vale para os que já vivem o caminho da fé e para aqueles que ainda estão sendo introduzidos nele. A iniciação à vida cristã leva à Eucaristia e, dela, tira sua força, para progredir pela vida afora. Só cultivando um profundo encontro com Cristo e com Deus, em coerência com a nossa fé, é que nos tornamos discípulos missionários de Jesus Cristo.
Vamos melhorar a participação na Missa dominical? Não será difícil se cada católico tiver a preocupação, não apenas de ir à Missa, mas também de convidar outros a participarem dela, sobretudo os familiares, parentes e amigos. Não custa convidar; muitas pessoas podem estar esperando por esse convite...

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
Vamos rezar?
   
Para aqueles que Estão fazendo a Novena da Anunciação de Nossa Senhora: Clik Aqui: Esse Convite é para você!

 Por favor ! Você que abriu esta página, assine esta petição e defenda a nossa Santa igreja:

Vamos cantar? 






“Já há muitas almas atraídas ao Meu amor através da Imagem. A Minha misericórdia atua nas almas através desta obra.” (D 1379)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...