sábado, 23 de junho de 2012

O perdão é o amor em ação

padre Paulo
Foto: Robson Siqueira
Após falarmos tanto no amor durante a quinta-feira de acampamento, hoje podemos dar seguimento ao tema falando de algo que está diretamente ligado a ele: o perdão.
O amor tudo perdoa e, mesmo assim, o inferno existe. Pode parecer uma contradição já que, se Deus ama a todos nós, como Ele não pode dar uma segunda chance aos que estão no inferno?
O problema é que o inferno existe não pela falta do amor de Deus por nós, mas sim pela falta de amor que deveríamos ter por nós mesmos. Ou seja, o perdão não depende somente do amor de Deus, mas sim de todos nós.
O poder mais perfeito de Deus Pai é o poder do perdão. Essa é a maior prova da Onipotência do Senhor sobre todos nós. Só Ele pode perdoar nossos pecados, mesmo quando pedimos o perdão por intermédio de um sacerdote. A mão ungida do sacerdote que absolve é apenas o instrumento de Deus. Quando ele diz: “Eu o absolvo de todos os pecados” é a voz de Deus, que está nos dando mais uma chance e a salvação.
A partir do momento em que você recusa os dons de Deus e se vira contra os ensinamentos d'Ele, está abdicando do amor d'Ele por você. Dessa forma, você nega o Sangue Precioso que Ele derramou por você na cruz.
É exatamente por essa falta de abertura ao perdão que o inferno existe. Muitas pessoas não querem o perdão. Não basta dizer certas palavras da boca para fora, você precisa realmente estar de coração aberto para se arrepender de todos os erros que cometeu e, consequentemente, receber o perdão de Deus em sua vida.
Não confunda o perdão com desculpa. A desculpa é algo dado a alguém que não errou, esse é o tipo de coisa que uma pessoa, falsamente acusada de um crime, recebe, pois, no fundo, ela não errou. Já o perdão serve para aquela pessoa que, mesmo vivendo no erro, está disposta a recomeçar, e, para isso, quer a pessoa prejudicada novamente em sua vida.
O poder mais perfeito de Deus é o poder do perdão
Foto: Robson Siqueira
Se Deus perdoou àqueles que mataram Seu Filho na cruz, quem somos nós para negarmos isso a alguém? Seja imagem e semelhança de Cristo, assim como o plano d'Ele para nós, tenha um coração bondoso, misericordioso e ame o próximo.
Se você quer perdoar, precisa sair da posição de acusador e passar a ser seu advogado. Você deve interceder por essa pessoa diante de Deus, assim como Jesus o fez na cruz. Mesmo estando diante dos Seus assassinos, Ele olhou aos céus e disse: “Pai, perdoai-os. Eles não sabem o que fazem”.
Isso pode gerar conflito dentro de nós, pois é muito mais fácil acusar o próximo, apontando-lhe o dedo, do que acolher o pecador e interceder por ele junto a Deus. Mas, o Senhor é muito maior que qualquer sentimento ruim que podemos nutrir. Por isso, se acreditamos n'Ele e seguimos Seus ensinamentos, nada pode nos impedir de amar.
Assim como no Pai-Nosso, a oração que Jesus nos ensinou, dar e receber o perdão deve acontecer de forma simultânea, por essa razão, não espere para pedir o perdão a alguém, não adie a visita de Deus em sua vida. O amor de Deus é para o momento do pecado, da tristeza e da miséria. Permita que Ele manifeste Seu maior poder, em sua vida, por intermédio do perdão.
Transcrição e adaptação: Gustavo Souza
Vamos rezar?
   
 Para aqueles que Estão fazendo a Novena da Anunciação de Nossa Senhora: Clik Aqui: Esse Convite é para você!
Vamos cantar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...