sexta-feira, 22 de junho de 2012

O amor jamais acaba num coração que diz 'sim' a Deus

Dom Antonio
Foto: Maria Andrea
O Senhor nos falou em parábolas e nos disse quem tem ouvidos ouça. Nessa parábola o que Senhor fez é como aquela brincadeira de criança. "O que é o que é que cai de pé e corre deitado? A água". O que é o que é que não deixa entrar? O que é o que é que não deixa sair? O que é o que é que não deixa continuar? O que é o que é que não deixa terminar? Ninguém sabe? O que é o que é que não deixa entrar? O joio do medo. O que é o que é que não deixa sair? O joio do infantilismo. O que é o que é que não deixa continuar? o joio do mimetismo. O que é o que é que não deixa terminar? O joio do ressentimento.
A parábola do joio nos ensina o que nos impede de ter um relacionamento maduro com Jesus Cristo. O medo de que Ele vai nos tirar alguma coisa. Há muitas pessoas que pensam: "Se nós nos relacionarmos verdadeiramente com o Senhor, Ele nos tirará as coisas boas da vida". O Anjo na anunciação disse a Maria: "Não tenhais medo, Maria. Os pecadores da Galiléia, quando aconteceu a tempestade, Jesus disse: “Não tenhais medo”. O Beato João Paulo também exclamava sempre: "Não tenhais medo de ser amigos de Deus. Ele não nos tirá nada. Ele nos dá tudo". Que os jovens não tivessem medo de se entregar à vontade de Deus, que não tivessem medo de viver os mandamentos de Deus, da Igreja, que é nossa mãe. A juventude brasileira precisa ser corajosa e não medrosa. O tempo da colheita é o PHN, nesses dias é tempo da colheita, Jesus pede que queimem o joio do medo e colham a verdadeira amizade com Cristo.
O que não nos deixa sair dos nossos vícios é o infantilismo, não queremos viver o processo de crescimento da nossa amizade com Cristo. Não queremos crescer, só queremos receber, que é próprio da criança, mas quando entramos na vida adulta, a lei muda, é a lei da doação. Paulo disse que Jesus pregou “há mais alegria em dar do que receber”. Jesus veio para fazer crescer em nós a fé em Deus. A fé nos leva a ter certeza das coisas que não se vê. Não podemos deixar de crescer na fé, na esperança e na caridade.
Que sejamos impulsionados por um amor que jamais acaba. O amor nunca acaba num coração que nunca diz "não" a Deus, ao próximo, à família. A lei do amor é a lei do "sim". "Sim" a Deus, como a Santíssima Virgem Maria fez, ela é nosso exemplo. A vida só vale, jovem, quando é uma vida de doação.
O que não nos permite continuar? Vocês que vieram aqui começaram uma caminhada nova, mas se vocês não cortarem pela raiz o joio do mimetismo não continuarão o que o Espírito começou a fazer. “Todo o mundo faz, eu farei igual. Todo o mundo vai por esse caminho, se eu for no sentido contrário vou ficar sozinho”. Isso é o mimetismo, nos falta autenticidade. Precisamos ser autênticos. Se eu não vou à discoteca, se eu não experimento tudo que todos experimentam, então eu vivo a autenticidade. O dia que cultivarmos o mimetismo, mudamos de nome, pois deixamos de ser filhos de Deus e somos o que todo o mundo quer que sejamos.
"Não tenham medo de se entregar à vontade de Deus!"
Foto: Maria Andréa/cancaonova.com
O que não deixa terminar? Que sejamos pessoas pessoas maduras? O ressentimento, enquanto não colocarmos no nosso coração o sentimento de Cristo, sentimentos de clemência, de perdão. O mundo precisa de pessoas que terminem a obra que Jesus veio fazer nesse mundo. Se não cortamos o joio do ressentimento não podemos rezar o Pai-nosso. A quem eu não perdoei ainda na minha vida? De quem eu ainda tenho ressentimento? É preciso terminar a obra de redenção que nos faz homens e mulheres com o coração livre.
Muitas vezes, não deixamos o Espírito agir em nós porque somos uma pessoa muito melindrosa, tudo nos fere, tudo nos ofende. O amor jamais acaba num coração que quer crescer, amadurecer. Um amor nunca acaba num coração autêntico, o amor jamais acaba num coração misericordioso.
Deus depositou no coração de vocês o grão de mostarda, que será irrigado pelas águas do Espírito Santo de Deus. Em vocês existe o fermento que pode mudar o mundo. O fermento da caridade que pode mudar o mundo.
As quatros necessidades mais urgentes do mundo são: acabar com a fome, doenças, violência e o abandono. Medidas políticas podem acabar com a fome, a doença, a violência, mas para pôr fim ao abandono só o amor é capaz disso, principalmente o amor familiar, pois é na família que irá fermentar, pois na sociedade há muito joio que precisa ser cortado.

Ninguém tem maior amor que aquele que dá a vida por seus amigos. Vocês são os amigos de Cristo. E Ele pede que vocês vivam a brincadeira : o que é o que é uma pessoa corajosa? É uma pessoa que muda o mundo, que vai amadurecendo em Deus. Jesus ficava comovido quando encontrava uma pessoa que lhe dizia "sim": "Eu quero Te seguir, Senhor, aonde quer que vás". Deus termina Sua obra quando encontra pessoas que são misericordiosas, que sabem compreender os demais, que levam um amor purificado, que sabe perdoar e confiar no próximo.
Vamos em frente e alegremos o coração de Deus!
 Transcrição e adaptação: Regiane Calixto 

 Para aqueles que Estão fazendo a Novena da Anunciação de Nossa Senhora: Clik Aqui: Esse Convite é para você!
Vamos rezar?
 
 Vamos cantar?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...