domingo, 17 de junho de 2012

O segredo do amor

Padre Paulo Ricardo
Foto: Elcka Torres/ Fotos CN
São Lucas nos traz uma Palavra bem exigente. “A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam”. Nessa passagem bíblica Jesus diz do seu Pai do céu, pois quando éramos inimigos de Deus, Deus nos amava e nos deu o Seu Filho.
Como aplicar isso em nossa vida? Vamos primeiro saber o que é um amigo: amigos é quando os dois querem o bem um do outro. Quando vivemos no pecado, nos afastamos de Deus, porque não haverá uma reciprocidade do amor. Deus nos ama, mas e nós?
Deus Pai não é nosso inimigo, a vontade d'Ele não é uma agressão para nossas vidas. A vontade do Senhor é a melhor coisa que poderia nos acontecer.
Muitas vezes, pensamos que Deus é um agressor e que medo temos de falar para Ele: “Faça de mim o que quiser e quando quiser, Senhor”, temos medo de dar a nossa vida ao Senhor. Jesus viveu esse drama no Horto das Oliveiras: também teve medo de fazer a vontade do Pai; por isso, só Cristo pode nos dar a graça de dizer: “Pai, faça segundo a Sua vontade”.
Deus não exige que O amemos para nos amar também; Ele nos ama mesmo quando não O amamos.
Somos inimigos de Deus quando pecamos, porque não amamos a quem nos ama, “viramos a cara” para Ele a fim de fazermos as nossas vontades. É como a história do filho pródigo, que saiu de casa, se tornou inimigo do pai, mas o pai permanece na amizade com ele, e ao voltar [filho pródigo] é recebido com alegria, o pai fica feliz e o acolhe e o enche de beijos.
Deus Pai quer ser nosso Amigo custe o que custar, Ele sente saudade de nós e nos procura muito mais do que a Ele.
O Senhor faz muita festa, mais que um pai carinhoso; Ele nos ama infinitamente, não importa o preço, Ele deu o Sangue de Seu Filho para nos salvar. “Como eu não amar de volta quem me amou assim!”, disse Santo Agostinho ao olhar a cruz.
"Deus não exige que O amemos para nos amar também"
Foto: Elcka Torres/ Fotos CN
Nós cristãos sabemos o que o mundo não sabe: somos bilionários do amor de Deus! Somos amados de forma infinita e precisamos corresponder a esse amor para ter amizade com o Senhor. No entanto, trazemos uma profunda carência porque nos esquecemos do amor infinito de Deus Pai por nós.
No semestre passado, tive um momento de bobeira e comecei a lembrar que desde minha saída do seminário ninguém veio me visitar; eu que vivi para eles. E comecei aquele vitimismo, até que o meu anjo da guarda me acordou e disse assim: “Que estupidez é essa, Padre Paulo! Você já é amado!”. Por isso, digo a você: Seja filho de Deus! Seja amigo de Deus e O ame!
Hoje Deus nos diz para amarmos nossos inimigos também. Amar e não esperar resposta, porque se você esperar respostas, você não terá amigos.
Você não é vítima! A Vítima morreu na cruz: Nosso Senhor Jesus Cristo! Você tem uma conta transbordante de amor, então comece a gastar esse amor e ame. Faça com as pessoas ao redor, o que Deus fez com você: o amou antes. Eis o segredo: Ame sem esperar a resposta, porque você já foi amado.
Você não é melhor que ninguém, você já foi e é amado e ao amar o seu inimigo não faz mais do que sua obrigação.
Padre Paulo Ricardo
Sacerdote da Arquidiocese de Cuiabá (MT)
Pois é meus amados, hoje Deus quiz falar para mim e para você, que devemos perdoar e amar nossos inimigos. Pois é, tarefa nada fácil! Mas precisamos nos esforçar muito para atender este apelo de Jesus. Eu não sei quanto a você, mas eu desejo e de hoje em diante tentarei fazer o que Deus nos pede hoje... Vamos tentar? Sozinhos não poderemos, vem Espírito Santo !!!
Vamos Rezar? 
  
 Para aqueles que Estão fazendo a Novena da Anunciação de Nossa Senhora: Clik Aqui: Esse Convite é para você!



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...