quarta-feira, 4 de abril de 2012

O Filho que a caminho da cruz encontra com sua Mãe


  Nesta Quarta-feira Santa, uma tradição antiga própria da Semana Santa comove a todos os que dela participa, é a chamada Procissão do Encontro, onde a imagem de Nosso Senhor dos Passos se encontra com Nossa Senhora das Dores, momento esse que acompanhamos na Via-Sacra, em sua quarta estação. "Ó vós todos que passais pelo caminho, olhai e vede se existe dor semelhante à dor que me atormenta" (Lam 1, 12). 

Jesus se encontra com sua Mãe a caminho do Calvário
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com
Todos os anos a Canção Nova, assim como toda a Igreja vive de forma intensa a Semana Santa, cuja a espiritualidade está na contrição e na busca do arrependimento dos nossos pecados, para que no Domingo da Páscoa, celebremos com alegria a Ressurreição de Cristo e a sua manifestação em nossas vidas.
Como tradição, em muitos lugares, os homens levam a imagem de Nosso Senhor dos Passos e as mulheres a de Nossa Senhora das Dores, ou seja é o Filho que se encontra com sua Mãe Somos convidados a partir desse encontro a meditar sobre cada frase dita por Jesus em seu momento de profunda dor, esse momento é conhecido como Sermão das Sete Palavras de Jesus na Cruz:
1)"Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem"
2)"Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso".
3)"Mulher, eis aí o teu filho. Filho eis aí a tua Mãe!"
4)"Eli, Eli, lema sabachtani? - Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?"
5)"Tenho Sede!"
6)"Tudo está consumado!"
7)"Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!" 

"O Senhor através do seu sofrimento nos encoraja a vencer os nossos"
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com
Bem com as Sete Dores de Nossa Senhora aos pés da cruz:
1) Profecia de Simeão: “e a ti, uma espada traspassará tua alma!”
2) Perseguição de Herodes e a Fuga da Sagrada Família para o Egito
3) Perda de Jesus no Templo de Jerusalém
4) O encontro de Nossa Senhora com Jesus a caminho do Calvário
5) Crucificação de Nosso Senhor
6) Quando recebeu morto em seus braços seu Filho
7) Quando depositou seu Filho no Sepulcro


"A dor de Nossa Senhora era de esperança"
Foto: Maria Andrea/cancaonova.com
Diante de tantas dores que temos, peçamos que Nossa Senhora venha nos ajudar e sejamos encorajados a nunca desistir diante dos sofrimentos. Que através da contrição dessa Semana Santa o Senhor possa renovar a nossa fé, visto que Ele mesmo se entregou para a nossa Salvação.
“A nossa caminhada é feita de cruzes, mas o Senhor sempre vem nos visitar.” afima Padre Toninho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...