domingo, 1 de abril de 2012

Abertura da semana Santa: Procissão de Ramos


Aclamai o Senhor

Padre Antônio Justino
Foto: Fotos CN/ Maria Andreia
Estamos iniciando a Semana Santa, a “semana das semanas” para nós, cristãos.
Veja: o povo aclamou o Senhor na Sua entrada em Jerusalém. É o que vimos na Liturgia deste Domingo de Ramos. Mas depois, esse mesmo povo - aos gritos! - pediu a Pilatos que Cristo fosse crucificado.
Diante dessa drástica mudança de atitude, nos perguntamos: “O que significa, verdadeiramente, aclamar o Senhor?”
A Palavra de Deus nos ajuda a responder. Veja o que está escrito no Salmo 24: “Do SENHOR é a terra com o que ela contém, o universo e os que nele habitam. Pois foi ele que a estabeleceu sobre os mares e firmou-a sobre os rios. Quem vai subir o monte do SENHOR, quem vai ficar no seu santuário? Quem tem mãos inocentes e coração puro, quem não corre atrás de vaidades, quem não jura para enganar seu próximo. Este alcançará do SENHOR a bênção, e justiça de Deus seu salvador. É esta a gente que o procura, que procura a face do Deus de Jacó. Levantai, ó portas, os vossos frontões, erguei-vos, portas antigas, para que entre o rei da glória. Quem é este rei da glória? É o SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso no combate. Levantai, ó portas, os vossos frontões, erguei-vos, portas antigas, para que entre o rei da glória. Quem é este rei da glória? O SENHOR dos exércitos — é ele o rei da glória”. 

Aclamar o Senhor é isso: é ter as mãos puras. É não querer enganar aos outros. É viver segundo a Verdade.É preciso escrever essas palavras em nosso coração. Deixar isso gravado em nosso interior.Pergunto a você: qual deve ser a nossa resposta para que deixemos Jesus entrar em nosso coração. Sim ou não? É evidente que a resposta é “sim”! E quando é que deixamos Ele entrar em nosso coração? Quando tomamos consciência dessa urgente necessidade de que Cristo reine em nossa vida.
Ser fiel a Jesus é a cada dia dar uma resposta de docilidade a Ele.
Isso requer um exercício diário. A cada dia eu preciso permitir que o Senhor encontre uma morada digna dentro de mim.
A Palavra de Deus afirma: “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade!”. Você se considera uma pessoa vaidosa? Meus irmãos, quantos de nós vamos aclamando as vaidades que surgem em nossa existência e, assim, vamos deixando de aclamar Aquele que é digno de toda aclamação, ou seja, o Senhor Jesus!
Jesus curou a muitos. Deu a visão aos cegos, ressuscitou mortos, fez mudos falarem e paralíticos voltarem a andar. Jesus realizou inúmeras maravilhas. E, mesmo assim, Cristo não foi aclamado como deveria...
Que possamos, a partir desta Semana Santa, reconhecer o Senhor que vem. Peçamos a graça de aclamar a Jesus como Ele merece ser aclamado.

Meus irmãos, eu faço parte de uma geração que viveu a época dos “caras-pintadas”. Lembra disso? Quando o povo brasileiro pintou a cara pedindo eleições diretas em nosso país? Pois bem, hoje eu não vejo mais os “caras-pintadas”, mas sim os “caras-pálidas”. Vejo inúmeros cristãos “caras-pálidas”. Cristãos com aquela cara de “maracujá de gaveta”, tristes, que somente sabem murmurar e viver competindo uns com os outros para ver quem é que sofre mais.
São pessoas desanimadas, abatidas, sem força para mais nada. Quando alguém assim me procura, eu costumo dizer: “Meu irmão, entre você e o seu problema há um Deus que tudo pode. Confie n'Ele!”

"Ser fiel a Jesus é a cada dia dar uma resposta de docilidade a Ele", afirma padre Antônio Justino
Foto: Fotos CN/ Maria Andreia
Não podemos ser cristãos que vivem na murmuração. Dificuldades sempre iremos ter. Mas o Senhor jamais nos abandona. Aclamar o Senhor é vivenciar este amor de Jesus por nós todos os dias.
O que será que Jesus pensou quando viu aquela multidão agitando aqueles ramos e aclamando a Sua presença? Ele sabia que aquela mesma multidão iria condená-lo perante Pilatos. Será que, naquela hora, Ele lembrou-se daquela frase: “Esse povo honra-me com os lábios mas o seu coração está longe de mim”?
Meus irmãos, estamos na Semana Santa. Tempo propício para configurarmos nossa vida à Palavra de Nosso Senhor. Chegou o tempo de aclamar o Senhor verdadeiramente. Que nossos gestos sirvam para bem acolher a Jesus Cristo em nossa alma.
A última celebração do Tempo Comum é a “Solenidade de Cristo Rei”. O mundo costuma fabricar seus reis e rainhas. Por exemplo: o rei do futebol, o rei do rock e assim por diante. Temos, infelizmente, o triste hábito de fabricarmos os nossos ídolos, os nossos reis e rainhas.

E eu lhe pergunto: o que algum desses reizinhos já fez por você? Por acaso algum deles já deu a vida na cruz por amor? Olhe para Jesus crucificado. É a este Rei, que se deixou pregar na cruz por amor a você, que é preciso amar! Jesus nos amou a tal ponto que morreu por mim e por você. Como não amá-Lo? Como não adorá-Lo?
Esses reis e rainhas que o mundo tem fabricado não podem lhe dar a felicidade. Somente Jesus, o Rei dos reis, pode lhe dar o céu e a eternidade. É somente a Ele que devemos aclamar em nossa vida.
As pessoas precisam olhar para nós e ver que Jesus foi verdadeiramente aclamado em nossa vida. Elas esperam o nosso testemunho coerente de vida. De nada adianta aclamar o Senhor e depois negá-Lo!
Certa vez, quando era jovem, ouvi um sacerdote dizer: “Quem encontrou a Cristo, encontrou encrenca”. Eu não entendia nada do que aquele padre afirmava. Mas fui vivendo e aprendendo como isso é real. As perseguições vieram. As calúnias também. Hoje, após 17 anos da minha Ordenação Sacerdotal, eu digo que se “Quem encontrou Cristo, encontrou encrenca” eu quero é morrer “encrencado”! Eu quero é morrer com Jesus. Não posso acolhê-Lo somente da “boca pra fora”. Preciso assumir Cristo verdadeiramente e renunciar ao pecado em minha vida.
Quando eu aclamo o Senhor com o meu testemunho de vida coerente, eu manifesto a Sua presença diante das outras pessoas.
Você está me entendendo?
Portanto, entrando nesta Semana Santa, eu convido você a aclamar o Senhor em sua vida. Eu e você somos esse templo onde Deus habita. Não podemos profanar esse templo. Abramos nosso coração para Jesus entrar nele e, assim, declaremos que Ele é o nosso único Senhor.
Sejamos fiéis nas pequenas coisas do dia a dia. Aclamemos o Senhor que entrou em Jerusalém montado sobre um jumentinho. Mas saiba: Cristo deseja, da mesma forma triunfal, entrar em nosso coração e reinar em nossa vida.
Transcrição e adaptação: Alexandre de Oliveira
Pois é meus amados! Tentarei colocar durante toda esta semana, momentos vividos aqui na nossa Paróquia, hoje, quero partilhar com vocês a alegria da reforma do nosso templo: Igreja Matriz de Nossa Senhora de Loreto, conjunto Eduardo Gomes, São Cristóvão / Se Vejam como ficou lindo!!!



                                                                                          Deus é fiel!!!!
Meus amados, rezemos pela Festa da Misericordia da Nossa Paróquia: Dia 15 de abril! Por esta e por suas intenções, Rezemos:

Cantemos:

Por favor ! Você que abriu esta página, assine esta petição e defenda a nossa Santa igreja:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...