quarta-feira, 25 de abril de 2012

Que a Páscoa de Cristo permaneça em nós!

Dom HENRIQUE Soares da Costa
Bispo auxiliar de Aracaju-SE.
bispo auxiliar de Aracaju-SE.
Numa de suas orações deste tempo pascal, a Igreja reza assim: “Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, conservar sempre a alegria das festas pascais...”. Conservar a alegria pascal que nos invade... Temos, realmente, direito à alegria? Não seria ela uma alienação insuportável, neste mundo marcado por tantas tristezas? Alegrar-se num mundo assim, tão marcado por tantas mortes, não seria um acinte, um descaso para com os que estão tristes, desiludidos, desamparados e vergados debaixo do peso da existência e da dor do viver?
No entanto, o mundo alegra-se: estão aí os carnavais, de época e fora de época; estão aí os embalos, as festas, as mil e uma “distrações” que a sociedade nos cria... É lícito? E é lícita a alegria do cristão?
Rigorosamente falando – que o leitor compreenda! –, somente os cristãos têm direito à alegria sem cair na irresponsabilidade ou no cinismo! E o motivo é um só: o cristão não nega, não esconde, não esquece os males, as tristezas e misérias do mundo... Não faz de conta! Mas, nem por isso, perde a esperança, porque sabe que Deus, em Cristo, assumiu toda essa miséria e a redimiu na derrota da cruz e na vitória da ressurreição. Só o cristão sabe que a morte foi vencida – ainda que continue, por agora, mostrando seus tentáculos. O cristão sabe que o destino da humanidade não é a tristeza da desgraça sem fim, mas a alegria da glória eterna. Só o cristão o sabe.
Para nós, cristãos, Jesus não está morto: ressuscitou; está vivo! Para o mundo, sepultado nas suas modas, ideias, ganâncias e orgulho, ele é um defunto... Para nós, ele vive; ele é o centro, o rumo, o eixo de nossa existência – Ele está vivo!
O próprio Senhor havia dito isto: “O mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis!”(Jo 14,19).
O que a oração do início deste escrito pedia era exatamente isto: que conservássemos em nós esta alegria simples, profunda, inabalável de saber que Cristo venceu, de experimentá-lo em nós cada dia e, assim, ter a coragem e a força para caminhar, para sorrir, para ter esperança e trabalhar por um mundo melhor.
Por isso o cristão deve ser alegre e esperançoso: pode cantar e dançar, amar e sorrir, porque há esperança para o mundo; uma esperança que ele experimenta na vida e leva no coração... E tem um nome: Jesus; Jesus Cristo morto e ressuscitado!
Amados! Precisamos  nos manter nesta alegria, a verdadeira alegria é esta: a alegria que o mundo não pode tirar, e só quem já a esperimentou  sabe do que falo: em meio as trevas, em meio a luz, não importa! Tudo é graça...Deus me conduz!!! Vamos rezar?
Para aqueles que Estão fazendo a Novena da Anunciação de Nossa Senhora: Clik Aqui: Esse Convite é para você!

 Por favor ! Você que abriu esta página, assine esta petição e defenda a nossa Santa igreja:

 Vamos cantar?




   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...