sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O combate interior

Padre Edimilson
Foto: Maria Andréia/CN
Precisamos compreender que estamos em constante combate, aliás, nossa vida é um constante combate. 
Este primeiro combate que compartilharemos é o combate interior, combate contra o nosso EU. Os padres do deserto diziam que a primeira coisa que devemos inculcar no nosso espirito é que nunca, de modo algum, devemos nos apoiar em nós mesmos. “O Combate que vais enfrentar – diziam os santos padres - é extraordinariamente árduos, e as forças humanas sozinhas são de todas insuficiente. Se confias em ti mesmo serás derrubado de imediato e perderás toda a vontade de continuar a lutar. Só Deus pode te dar a vitória”. 
O combatente precisar saber disso, que nossa confiança não está em nós, está em Deus. Paulo dizia aos romanos "Não vos considereis sabios aos próprios olhos". 
Nós conhecemos um caso que retrata bem esta queda quando se confia demasiadamente em si mesmo. Está no 2º livro de Samuel, capítulo 11, é a história do rei Davi. 
A palavra vai dizer que um dia Davi estava em seu palácio enquanto todo Israel lutava. Davi viu uma mulher casada – a mulher do itita Urias - tomando banho. Davi encheu-se de paixão, mandou chamar a mulher e deitou-se com ela. Esta mulher veio a ficar grávida e, para esconder o seu pecado, Davi mandou colocar Urias na ponta do combate até que ele fosse morto. Davi, o ungido de Deus cometeu um dos maiores pecados que se relata na bília.
Mas presta atenção irmãos, pois o texto tem detalhes que os combatentes precisam se deter. O texto diz que Davi estava na cama, numa vida folgada, enquanto mandava outros para o campo de batalha.
Combatente não pode ter vida folgada, pois cabeça vazia é oficina do diabo.

Davi estava no lugar errado, na hora errada. Era para Davi estar combatendo pelo Senhor, porque era o ungido de Deus para vencer as batalhas do Deus de Israel.
Davi pecou, mas não só isso, ele foi alimentando o pecado até chamar a mulher casada e deitar-se com ela. Quando damos uma brecha ao pecado ele logo se multiplica. 

Peregrinos em oração no Acampamento no Combate da Oração
Foto: Maria Andréia/CN
Como Davi, você também foi ungido no seu matrimônio, vocês ministraram, um ao outro, o sacramento e não podem mais dar brecha para o pecado através do adultério. É preciso lutar contra nós mesmos para que o pecado não tome conta de mim. “Se queres ser capaz de resistir às paixões violentas, abate os pequenos desejos”, diziam os santos padres. 
Nós começamos esta pregação cantando 'Quero me esvaziar de tudo o que tenho e sou'. O combatente precisa saber entrar na batalha confiando inteiramente no Senhor. Davi sabia muito bem combater com as armas exteriores, mas não aprendeu a lutar da mesma forma no combate interior. 
Há sobre nós um mundo sobrenatural, há uma batalha constante pelas nossas almas; há formas espirituais já determinadas a nos fazer perder. 
Davi olhou, desejou e consentiu. O Demonio, nos tenta primeiro no Olhar, depois no desejar e por fim no consentir. Abre os olhos meu irmão, porque o pecado tem um alvo: os escolhidos de Deus. Dizia São Jerônimo "O demônio só necessita do nosso começo, da-se por satisfeito se lhe abrirmos a metade da porta, porque ele saberá conquistar a metade da outra" . 
Davi, no entanto soube fazer uma coisa muito bem: voltar para o Senhor seu Deus. Ele tomou consciência de que o seu pecado foi muito grande, de que não soube vigiar e então compôs o salmo 50 "Tende misericórdia Senhor, na imensidão do vosso amor. Lavai-me e ficarei purificado" 
Transcrição e adaptação: Daniel Machado

Vamos cantar?

Palavra do Nosso Pai fundador: Click:  projeto misericórdia nas famílias
Click AQUI »»»»»» http://www.atos2.net/capela-rccpe.htm

Nossa Novena Perpétua:

Novena da misericórdia: Em cada dia da novena, conduzirás ao Meu coração um grupo diferente de almas.

Meus amados, este é um desejo do coração misericordioso de Jesus, que eu entendi que devo lançar a todos aqueles que desejarem atendê-lo. É tempo de misericórdia! Como Projeto Misericórdia nas famílias, já faço esta novena perpetuamente, mas senti em meu coração que devo disponibilizá-la a quem desejar se unir a nós e aceitar o desafio de fazê-la de forma perpétua. A sua parte é só confiar!Lance-se no imenso mar da Misericórdia...Coloque suas intenções.

"Em cada dia da novena, conduzirás ao Meu coração um grupo diferente de almas, e as mergulharás no oceano da minha Misericórdia. Eu conduzirei todas as almas à casa do meu Pai... Por minha parte, nada negarei a nenhuma daquelas almas que tu conduzirás à fonte da minha Misericórdia. Cada dia pedirás a meu Pai, pela minha amarga Paixão, graças para essas almas."A Novena é rezada junto com o Terço da Divina misericórdia.  

Iniciemos nossa Novena invocando a Trindade Santa. 

( Rezamos o terço da misericórdia)
Ato de consagração a Divina Misericórdia 
Deus, Pai Misericordioso, que revelaste o Teu Amor no Teu Filho Jesus Cristo e o derramaste sobre nós, no Espírito Santo Consolador, confiamos-te hoje o destino do mundo e de cada homem. Inclina-te sobre nós, pecadores, cura a nossa debilidade, vence o mal,faz com que todos os habitantes da terra conheçam a Tua Misericórdia para que em Ti, Deus Une e Trino encontrem sempre a esperança. Pai eterno, pela dolorosa Paixão e Ressurreição do Teu Filho, tem misericórdia de nós e do mundo inteiro. Amém. Papa João Paulo II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...