sábado, 26 de outubro de 2013

Orar com o seu Espírito de liberdade


Padre Roger Luís
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com
 Fiquei me questionando enquanto me preparava para esta pregação como orar com o Espírito de liberdade? É orar com coragem, de se colocar na presença de Deus sem temor e com ousadia, “orar com paresia”, como diz o monsenhor Jonas Abib. 
“Os homens partiram daí e foram para Sodoma, enquanto Javé permanecia com Abraão. Abraão aproximou-se e perguntou: "Destruirás o justo com o injusto?Talvez haja cinquenta justos na cidade! Destruirás e não perdoarás a cidade pelos cinquenta justos que estão no meio dela?Longe de ti fazeres tal coisa: matar o justo com o injusto, de modo que o justo seja confundido com o injusto! Longe de ti! Será que o juiz de toda a terra não fará justiça?"Javé respondeu: "Se eu encontrar cinquenta justos na cidade de Sodoma, perdoarei a cidade toda por causa deles" Gn 18,22-26. Deus tinha uma amizade profunda com Abraão, em um contexto, parece que Abraão está obrigando a Deus a fazer algo, mas sendo um homem de fé, ele quis colocar-se em uma posição de pedir.
Abraão questiona a Deus, que lhe concede a resposta: “se eu encontrar os justos eu os perdoarei”. Deus é o juiz misericordioso, e se revela diante do coração do homem. Se sua oração é um monólogo, se você só fala e não silencia para ouvir a Deus, você não conseguirá entender a vontade dele para a sua vida, geralmente é uma oração que não produz frutos. 

Às vezes, chegamos na presença de Deus e só falamos, não damos a oportunidade dele falar conosco. A oração é um diálogo ousado, como esse de Abraão. 
Quero lhe questionar: Sendo um combatente você se compadece por alguma cidade ou ao menos pela qual você mora? Ser um combatente é ser um intercessor, pois Abraão rezou por Sodoma e Gomorra. Você se lembra que Jesus também chorou pela cidade de Jerusalém? Ele se compadece! A oração de intercessão não deve partir apenas de um interesse pessoal, mas também por aqueles a quem somos confiados. O Papa Francisco na cidade de Lampedusa (Itália), falou exatamente isso: o intercessor precisa ter compaixão no coração. Você tem chorado pela situação do Egito? E chorar não é sentimentalismo, mas é uma atitude de intercessor. 
Infelizmente temos apenas uma vida intimista para Deus, olhando apenas para nós mesmos, o intercessor deve se colocar numa posição a favor do outro. Reze pelos problemas dos seus irmãos, dos seus vizinhos, da sua cidade e até do seu país, fazendo isso você será levado a sair da globalização da indiferença, onde verá que tem muitas pessoas sofrendo mais do que você. 
"Não resista ao que Deus quer fazer em seu coração", disse o padre.
Foto: Natalino Ueda/cancaonova.com

Não sejamos cristão satélites, não sabem o que Deus quer, pois não O escuta, Éfata! Abra o seu coração a Deus. Talvez o deus que você tem servido, é um deus criado por sua cabeça, não! Nós temos um Deus que fala conosco e nos pede que rezemos uns pelos outros. Temos um Deus que se compadece pelos seus filhos que se perdem. Se somos combatentes, devemos sentir tudo isso “com” Deus. Veja o patriarca Jó, onde a oração trouxe-lhe esperança (cf. Gn 28,10). A oração é o respiro da esperança e quem ora está aberto as surpresas de Deus e não desiste! “Quem não ora vira cristão azedo” (Papa Francisco) e ainda “se torna um cristão vinagre com sal”, onde nada que se faz não lhe serve. Precisamos rezar e cultivar alegria, chega de viver com cara de luto. Nós devemos amadurecer espiritualmente. A oração precisa produzir em nós frutos, a ponto de fazer de nós: vinho novo! 
Seja um cristão autêntico, não temos o direito de dar o pior aos irmãos, se você pode ser um vinho da alegria, porque até hoje você tem sido um cristão vinagre com sal (azedo). 
Somos por vezes, insensíveis espiritualmente. A oração tem o poder de nos resgatar e de nos transformar, se Ele te chama: te capacita! Não resista ao que Deus quer fazer em seu coração. Quanto mais o combatente se coloca a disposição de Deus mais corajosos se tornam. Orar é se colocar numa atitude de filha diante de Deus.

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira

Palavra do Nosso Pai fundador: Click:  projeto misericórdia nas famílias
Click AQUI »»»»»» http://www.atos2.net/capela-rccpe.htm

Nossa Novena Perpétua:

Novena da misericórdia: Em cada dia da novena, conduzirás ao Meu coração um grupo diferente de almas.

Meus amados, este é um desejo do coração misericordioso de Jesus, que eu entendi que devo lançar a todos aqueles que desejarem atendê-lo. É tempo de misericórdia! Como Projeto Misericórdia nas famílias, já faço esta novena perpetuamente, mas senti em meu coração que devo disponibilizá-la a quem desejar se unir a nós e aceitar o desafio de fazê-la de forma perpétua. A sua parte é só confiar!Lance-se no imenso mar da Misericórdia...Coloque suas intenções.

"Em cada dia da novena, conduzirás ao Meu coração um grupo diferente de almas, e as mergulharás no oceano da minha Misericórdia. Eu conduzirei todas as almas à casa do meu Pai... Por minha parte, nada negarei a nenhuma daquelas almas que tu conduzirás à fonte da minha Misericórdia. Cada dia pedirás a meu Pai, pela minha amarga Paixão, graças para essas almas."A Novena é rezada junto com o Terço da Divina misericórdia.  

Iniciemos nossa Novena invocando a Trindade Santa. 

( Rezamos o terço da misericórdia)
Ato de consagração a Divina Misericórdia 
Deus, Pai Misericordioso, que revelaste o Teu Amor no Teu Filho Jesus Cristo e o derramaste sobre nós, no Espírito Santo Consolador, confiamos-te hoje o destino do mundo e de cada homem. Inclina-te sobre nós, pecadores, cura a nossa debilidade, vence o mal,faz com que todos os habitantes da terra conheçam a Tua Misericórdia para que em Ti, Deus Une e Trino encontrem sempre a esperança. Pai eterno, pela dolorosa Paixão e Ressurreição do Teu Filho, tem misericórdia de nós e do mundo inteiro. Amém. Papa João Paulo II.
Vamos cantar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...