sexta-feira, 30 de março de 2012

O perigo das meias verdades Uma meia verdade é pior que uma mentira


À medida que cresce na mídia a tendência do “politicamente correto”, que, na versão católica do Papa Bento XVI, pode-se traduzir como “ditadura do relativismo”, alguns católicos, líderes e, às vezes, pregadores parecem ter medo de assumir a verdade integral pregada pela Igreja. Nota-se certo receio de “ir contra a corrente”, contra a vontade da maioria, esquecendo-se de que Jesus é “sinal de contradição”, e que por isso foi perseguido e crucificado, para não deixar de dar testemunho da verdade que salva. A verdade não depende da maioria, mas de si mesma.
A verdade é fundamental; por isso o Papa tem sido seu paladino incansável. O Catecismo da Igreja Católica (CIC) diz que o que salva é a verdade: “Com efeito, 'Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade' (I Tm 2,4). Deus quer a salvação de todos pelo conhecimento da verdade. A salvação está na verdade” (CIC § 851).
Sem a verdade não há salvação. Jesus disse diante de Pilatos que veio ao mundo “para dar testemunho da verdade” (cf. Jo 18,37) e aceitou morrer para testemunhá-la. E deixou claro que “a verdade vos libertará”.
Assim, a verdade não pode ser passada “pela metade”, pois se torna perigosa mentira. Sabemos que uma meia verdade é pior que uma mentira. Não podemos pregar o Evangelho pela metade, deixando de mostrar especialmente aquilo que visa destruir o pecado e levar o pecador à conversão. Por exemplo, a frase “Não podemos comer comida estragada”, está correta e é muito importante; mas, se eu disser só a metade da frase: “Não podemos comer comida”, muitos vão morrer de fome. Entendeu por que a meia verdade é pior do que uma mentira?
Mutatis mutandis” (mudando o que deve ser mudado), noto que alguns ensinam a fé católica em meias verdades. Como? Ao apresentarem uma questão, expõem apenas uma parte da verdade sobre o assunto, deixando de falar do pecado e das exigências de conversão. Por essa razão, não podemos, por exemplo, dizer apenas, aos casais de segunda união, que eles não devem se afastar da Igreja e que  não podem ser discriminados, etc., sem lhes dizer também que a situação deles não é lícita diante do Evangelho e que não podem receber os sacramentos.

Da mesma forma, é claro que temos de acolher, respeitar e não discriminar os homossexuais, e amá-los como verdadeiros irmãos, mas não podemos deixar de lhes dizer que o Catecismo da Igreja Católica considera a prática homossexual (não a tendência) como “depravação grave” (CIC § 2357), tendo em vista que “a tradição sempre declarou que 'os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados'. São contrários à lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não procedem de uma complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser aprovados” (idem).
Quando se fala aos jovens sobre masturbação e fornicação (sexo realizado por pessoas não casadas), alguns tendem a minimizar a gravidade desses pecados, e alguns até têm a coragem de dizer que não são pecados, quando o Catecismo diz o contrário: “Entre os pecados gravemente contrários à castidade é preciso citar a masturbação, a fornicação, a pornografia e as práticas homossexuais” (CIC § 2396).
Santo Agostinho dizia: “Não se imponha a verdade sem caridade, mas não se sacrifique a verdade sem caridade”. Como declarou o Papa Bento XVI, na “Caritas in veritate”, “caridade sem verdade é sentimentalismo”. Jesus perdoou a mulher adúltera e a salvou da morte, mas não deixou de mostrar a ela o seu grave pecado: “Vá e não peques mais”. Sem mostrar o pecado ao pecador ele não pode se libertar da morte espiritual.
O profeta Ezequiel, em dois capítulos (3,18 e 33) também chama a atenção para a necessidade de se corrigir o pecador:
“Se digo ao malévolo que ele vai morrer, e tu não o prevines e não lhe falas para pô-lo de sobreaviso devido ao seu péssimo proceder, de modo que ele possa viver, ele há de perecer por causa de seu delito, mas é a ti que pedirei conta do seu sangue. Contudo, se depois de advertido por ti, não se corrigir da malícia e perversidade, ele perecerá por causa de seu pecado, enquanto tu hás de salvar a tua vida” (Ez 3,18-19).
“Se eu disser ao pecador que ele deve morrer, e tu não o avisares para pô-lo de guarda contra seu proceder nefasto, ele perecerá por causa de seu pecado, mas a ti pedirei conta do seu sangue” (Ez 33,8).
Foto
Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Saiba mais em Blog do Professor Felipe
 autor: www.cleofas.com.br
Meus amados, rezemos pela Festa da Misericordia da Nossa Paróquia: Dia 15 de abril:

   

Rezemos: 

Por favor ! Você que abriu esta página, assine esta petição e defenda a nossa Santa igreja:


Para quem começou a novena :

  NOVENA DA GESTAÇÃO DE N. SRA COMEÇA NO DIA 25 DE MARÇO E VAI ATÉ 25 DE DEZEMBRO.

Gostaria de convidar a todos para a realização dessa linda devoção à gravidez de N. Sra, que vai desde a anunciação até o Natal. É uma devoção longa,mas bastante especial e as graças para quem for fiel até o fim são imensas ! Diz Verônica, uma amiga do face que indicou a novena: "No ano passado eu fiz até o fim e alcancei uma importantíssima graça no dia 23 de dezembro. Façam , persistam , carreguem seus pedidos ao longo dos 09 meses, e coisas grandes vão lhes suceder !"  Eis a íntegra da novena:

ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS DA NOVENA: 

Ó Maria, Virgem sem mancha, que preparastes em vosso seio virginal uma morada ao Filho de Deus, eu me envergonho de aparecer diante de Vós, mas porque desejo que o Filho de Deus, o qual quis nascer de Vós, renasça espiritualmente em mim e me conceda a graça que tanto necessito, (peça a sua graça com fé) . Me prosto aos vossos pés , oh! Santa Mãe de Deus , e debaixo do vosso olhar terno, doce e puro, das suas mãos benditas e do vosso manto sagrado ,eu vos louvo e vos bendigo , e entrego a minha vida. Suplico que me alcanceis esta graça que tanto desejo.(Repetir a graça com fé). Enquanto passo a vos reverenciar por todas as horas em que trouxestes em vosso ventre o Filho de Deus com outras tantas bênçãos. Amém

Rezar 24 Ave-Maria diariamente, intercalando cada uma com a seguinte jaculatória: Bendita seja oh! Imaculada Conceição da Bem –Aventurada Virgem Maria,Santa Mãe de Deus, Amém!
Finalizar a Novena rezando uma Salve-Rainha
Cantemos:
 
 Clik aqui e reze a via-sacra, conosco:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...