quinta-feira, 29 de março de 2012

Devoção Eucarística


Foto: Padre Paulo Ricardo
"Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está em segredo deverá ser descoberto" (Mc 4, 21-22).
Durante vários anos como padre, insisti terminantemente que as pessoas comungassem na mão, porque, devido aos meus estudos, eu havia aprendido que para comungar clocamos uma mão em coma da outra fazendo uma cruz e, depois, fazemos uma concha. Assim, você faz, ao mesmo tempo, um “berço” (a manjedoura onde Jesus nasceu) e uma cruz (onde Jesus morreu). Sempre recordando que a mão esquerda tem de ficar em cima da mão direita, porque a mão direita tem de estar livre para você pegar a hóstia e colocá-la na boca. A mão deve estar na altura do peito, estendida na direção do padre.
Por muito tempo fiquei incomodado ao ver os seminaristas comungando na boca, mas sabia que eles tinham o direito de fazer isso. No entanto, sempre tentava fazê-los receber a Eucaristia na mão. Tudo isso era o que eu lutava e cria até pouco tempo atrás. Mas o papa Bento XVI me deu uma “rasteira”.
O Papa começou a dar a comunhão, na liturgia papal, para os fiéis de joelhos e na boca. Confesso que fiquei chocado com aquilo. Então, fui estudar, porque quando vemos o Papa tomar uma atitude, alguma razão ele deve ter.

Foi aí que descobri foi que a comunhão na mão (algo permitido canonicamente) é uma exceção, ou seja, para a lei canônica a forma comum de se comungar é na boca. Então, precisamos ficar com essa verdade. Estudando, descobri que não existe nunhuma referência de comunhão na mão, isso por que, nos países do Norte da Europa, as pessoas começaram a receber a comunhão na mão por desobediência, por rebeldia. O Vaticano tentou corrigi-los, mas não conseguiu e autorizou as conferências episcopais para, se achar oportuno, pedir autorização para a comungar na mão.

"Estamos correndo um risco muito grande de perder a devoção e a fé na Eucaristia"
Foto: Carlos Eduardo
Portanto, eu padre Paulo, durante muito tempo, não gostei dessa história de comunhão na boca por causa de um arqueologismo. Porém, o Papa está dando um exemplo. Mas ele não quer que todos, de repente, comecem a comungar de joelhos e na boca. Ele quer pôr um movimento em ação, quer dar o exemplo para que, sem decretar nenhuma lei ou sem enfrentar divisões, comecemos a comungar na boca e de joelhos.
Essa atitude é você quem vai analisar, ter a prudência de ver qual é a situação da sua paróquia, do seu padre e do seu bispo, pois pode ser que eles ainda não saibam disso. Eu mesmo levei tempo para descobrir que comunhão na boca é o normal. Levei tempo para achar normal um fiel comungar de joelhos. Então, meus irmãos, com muito amor a Cristo e à Sua Igreja, vamos olhar para o exemplo do Papa e fazer um exame de consciência para saber como está nosso respeito por Cristo presente na Eucaristia.
Transcrição e adaptação: Michelle Mimoso

Meus amados! Eu gostaria de  testemunhar para vocês que graças ao zelo pela Eucaristia, eu particurlamente, não coloco mais baton em meus lábios, para participar das Santas Missas, justamente porque entendi, que receber a Comunhão  Eucarística diretamente na boca, preserva melhor cada particula do corpo e sangue de Jesus, eu creio que Jesus, está presente em cada pedaçinho do pão da vida. E isso, não me torna melhor que ninguém, mas me faz livre para entender que nada é mais sublime, que o amor de Deus...
Rezemos: 
 
 Meus amados, rezemos pela Festa da Misericordia da Nossa Paróquia: Dia 15 de abril:

   

Por favor ! Você que abriu esta página, assine esta petição e defenda a nossa Santa igreja:


Para quem começou a novena :

  NOVENA DA GESTAÇÃO DE N. SRA COMEÇA NO DIA 25 DE MARÇO E VAI ATÉ 25 DE DEZEMBRO.

Gostaria de convidar a todos para a realização dessa linda devoção à gravidez de N. Sra, que vai desde a anunciação até o Natal. É uma devoção longa,mas bastante especial e as graças para quem for fiel até o fim são imensas ! Diz Verônica, uma amiga do face que indicou a novena: "No ano passado eu fiz até o fim e alcancei uma importantíssima graça no dia 23 de dezembro. Façam , persistam , carreguem seus pedidos ao longo dos 09 meses, e coisas grandes vão lhes suceder !"  Eis a íntegra da novena:

ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS DA NOVENA: 

Ó Maria, Virgem sem mancha, que preparastes em vosso seio virginal uma morada ao Filho de Deus, eu me envergonho de aparecer diante de Vós, mas porque desejo que o Filho de Deus, o qual quis nascer de Vós, renasça espiritualmente em mim e me conceda a graça que tanto necessito, (peça a sua graça com fé) . Me prosto aos vossos pés , oh! Santa Mãe de Deus , e debaixo do vosso olhar terno, doce e puro, das suas mãos benditas e do vosso manto sagrado ,eu vos louvo e vos bendigo , e entrego a minha vida. Suplico que me alcanceis esta graça que tanto desejo.(Repetir a graça com fé). Enquanto passo a vos reverenciar por todas as horas em que trouxestes em vosso ventre o Filho de Deus com outras tantas bênçãos. Amém

Rezar 24 Ave-Maria diariamente, intercalando cada uma com a seguinte jaculatória: Bendita seja oh! Imaculada Conceição da Bem –Aventurada Virgem Maria,Santa Mãe de Deus, Amém!
Finalizar a Novena rezando uma Salve-Rainha 
Cantemos:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...