sábado, 2 de março de 2013

O que o relativismo tem feito com o mundo, você já refletiu?


O que é o relativismo?
No nosso dia-a-dia, é muito comum vermos na televisão, ouvirmos no rádio ou lermos em revistas pessoas dizerem: “esta é a sua verdade”, “cada um tem a sua verdade”, “cada época tem a sua moral”, “cada cultura tem os seus valores”, “todas as religiões são verdadeiras”, “o que é verdadeiro para você não é para mim”. Ora, o que querem dizer com estas expressões?

Se as analisarmos com calma, perceberemos que elas são carregadas de pressupostos, principalmente de um referencial filosófico chamado relativismo. E o que é o relativismo? Qual o seu conteúdo? Quais as implicações deste modo de pensar e conceber o mundo?

O relativismo é uma doutrina que afirma a relatividade do conhecimento humano. Ou seja, há um condicionamento do sujeito que conhece sobre o objeto conhecido e também dos objetos entre si. Assim, a posição do sujeito, sua situação e momento condicionam e determinam o modo como ele vê e concebe a realidade. A pessoa, portanto, como um ser que sempre se encontra em uma circunstância determinada, não consegue transcender esta particularidade e conceber algo universal. A única coisa que ela pode expressar é sua impressão sobre o que está observando, sua opinião, enfim aquilo que considera verdadeiro. Não há verdade absoluta ou universal.

Quando adentramos a História da Filosofia, percebemos que o termo relativismo aparece a partir do século XIX, no contexto da Filosofia Moderna e Contemporânea. Porém, ao analisarmos as diversas correntes filosóficas desde o período antigo, vemos que existiram filósofos que comungavam com este modo de pensar, mesmo que ainda não usassem o termo. Ademais, o pensamento de alguns filósofos colaborou muito para a difusão deste modo de compreender o conhecimento humano.

Enfim, o grande problema deste modo de pensar é que ele leva as pessoas a pensarem que todas as opiniões ou interpretações sobre o mundo têm o mesmo peso. É como se não houvesse o real com sua identidade própria. Tudo passa a ser uma questão de gosto pessoal ou de um grupo.

Não há, portanto, o bem, a verdade, o correto, a justiça, o belo, pois tudo é relativo, tudo muda com o tempo. Cada pessoa é a medida da veracidade das suas próprias ideias. Não há princípios e valores que resistam ao tempo, servindo como luzeiros constantes no peregrinar do ser humano no mundo. Entretanto, como não perder o sentido da vida e não cair num vazio enorme se não há nada seguro que nos oriente? Isso não levaria à ideia de que tudo é legítimo, até as piores atrocidades humanas?
Assim, o mundo contemporâneo nos mostra, com todos os seus problemas, que o relativismo é um grande problema.
Prof. Dr. Joel Gracioso

Pois é amados! Eu só queria lembrar que Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida...Ele é o caminho, não há outro... Infelizmente, o mundo tem nos apresentado outros caminhos que só nos levam ao desamor...Peço que me ajude a rezar ...Senhor! Tem de misericórdia de nós e do mundo inteiro...
Comunidade Anunciadores da misericórdiawww.anunciadoresdamisericordia.com.br


Palavra do Nosso Pai fundador: Click:  projeto misericórdia nas familias






Clik AQUI »»»»»» http://www.atos2.net/capela-rccpe.htm

Meus amados, este é um desejo do coração misericórdioso de Jesus, que eu entedi que devo lançar a todos aqueles que desejarem atemdê-lo. É tempo de misericórdia! Como Projeto Misericórdia nas famílias, já faço esta novena perpetuamente, mas senti em meu coração que devo disponibilizá-la a quem desejar se unir a nós e aceitar o desafio de fazê-la de forma perpétua. A sua parte é só confiar!Lance-se no imenso mar da Misericórdia...Coloque suas intenções..


"Em cada dia da novena, conduzirás ao Meu coração um grupo diferente de almas, e as mergulharás no oceano da minha Misericórdia. Eu conduzirei todas as almas à casa do meu Pai... Por minha parte, nada negarei a nenhuma daquelas almas que tu conduzirás à fonte da minha Misericórdia. Cada dia pedirás a meu Pai, pela minha amarga Paixão, graças para essas almas."A Novena é rezada junto com o Terço da Divina misericórdia

  Iniciemos nossa Novena invocando a Trindade Santa.


Jesus, eu confio em Vós!




Primeiro dia
Hoje traze-me a humanidade inteira, especialmente todos os pecadores e mergulha-os no oceano da minha Misericórdia. Com isso Me consolarás na amarga tristeza em que Me afunda a perda das almas.
Misericordiosíssimo Jesus, de quem é próprio ter compaixão de nós e nos perdoar, não olheis os nossos pecados, mas a confiança que depositamos em Vossa infinita bondade. Acolhei-nos na mansão do vosso compassivo Coração e nunca nos deixeis sair dele. Nós vo-lo pedimos pelo amor que Vos une ao Pai e ao Espírito Santo.
Eterno Pai, olhai com misericórdia para toda humanidade, encerrada no Coração compassivo de Jesus, mas especialmente para os pobres pecadores. Pela Sua dolorosa Paixão, mostrai-nos a Vossa Misericórdia, para que glorifiquemos a onipotência da Vossa Misericórdia, por toda a eternidade. Amém.

Rezemos o terço da misericórdia:

 

Ato de consagração a Divina Misericórdia

Deus, Pai Misericordioso, que revelaste o Teu Amor no Teu Filho Jesus Cristo e o derramaste sobre nós, no Espírito Santo Consolador, confiamos-te hoje o destino do mundo e de cada homem. Inclina-te sobre nós, pecadores, cura a nossa debilidade, vence o mal, faz com que todos os habitantes da terra conheçam a Tua Misericórdia para que em Ti, Deus Une e Trino encontrem sempre a esperança. Pai eterno, pela dolorosa Paixão e Ressurreição do Teu Filho, tem misericórdia de nós e do mundo inteiro. Amém. Papa João Paulo II.




 Clik aqui e reze a via-sacra, conosco:


 Vamos cantar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...