sábado, 27 de maio de 2017

Novena ao Espírito Santo: Segundo dia!




  • 10 dias de reflexões em preparação para Pentecostes

    Oração Preparatória para todos os dias:
    Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.
    V. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
    R. E renovareis a face da terra.
    Oremos: Ó Deus, que instruís os corações de Vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que saibamos apreciar retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e possamos gozar sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso.Amém.

    Segundo dia
    1o. Ponto: Sou pobre... Talvez não me faltem os bens terrenos, porém, quão passageiros são... de que me servirão eles no fim da minha vida?.. Oh! os verdadeiros bens são os da alma, os da eternidade... e esses eu não possuo!... Onde estão minhas virtudes, minha piedade, minhas boas obras?... Que proveito tenho tirado da graça de Deus?... Ai de mim!... Talvez o pecado mortal já me reduziu à maior miséria. Desabusemo-nos e não temamos fazer ao Dispensador de todos os bens a humilde confissão de nossa extrema indigência. - "Ego vir videns paupertatem meam". - Longe de nós o orgulho!
    2o. Ponto: Apressemo-nos em sair desta deplorável indigência. Eis que chega o Dispensador das graças, das virtudes e de todos os bens celestes. "Dator múnerum", num instante Ele pode transformar a nossa indigência em grande riqueza. SEus tesouros são inesgotáveis, sua liberalidade infinita. Se permanecemos em nossa pobreza, será por negligência e tibieza nossa.
    3o. Ponto: Não somente sou pobre, como também cego. Que deplorável estado!... Entretanto é real. Dentro de mim quantas trevas para tudo o que diz respeito ao bem de minha alma e ao importante negócio de minha salvação. Ter para com Deus um coração frio e gelado, não é prova evidente que vivo sem conhecer a esse Deus, tão digno de ser amado sobre todas as coisas?...
    Esquecer-me de meus deveres para com meu Criador, até cometer o pecado mortal, não é prova de que nunca conheci bem a deformidade, a malícia e a torpeza do pecado?... Se uma vez me tivesse compenetrado desta grande e terrível verdade: "Há um inferno e um inferno eterno", me haveria exposto ao perigo de perder a graça de meu Deus e com ela a eterna felicidade?...
    Quantos motivos para levantar meus olhos ao Espírito de Luz e exclamar com o cego do Evangelho: "Senhor, fazei que eu veja", 'Domine, fac ut videam!' e com o Rei Davi: "Ó Meu Deus, dai à minha alma luz e inteligência!"...

    Segundo Exame: 1. Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - Os afetos desregrados
    1- Não tenho demasiado apego ao dinheiro? Minhas despesas são sempre necessárias, úteis, razoáveis?...
    2- Não procuro demasiada satisfação de meus sentidos e de minha moleza?...
    3- Não sou escravo do amor próprio, da vaidade, da minha estima pessoal, ao passo que desaprovo e censuro meu próximo?...
    PROPÓSITO: A fim de arrancar as afeições desordenadas que nascem da avareza, da sensualidade e do orgulho, farei algum ato de mortificação, de caridade.
    Jaculatória:
    Purificai minha alma, ela está manchada; regai-a, está árida; curai-a, está ferida.
  • Orações complementares :
  • Orações ao Espírito Santo

    Oração ao Divino Espírito Santo
    (Cardeal Verdier)

    Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho!
    Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar
    aquilo que devo dizer,
    como eu devo dizê-lo,
    aquilo que devo calar,
    aquilo que devo escrever,
    como eu devo agir,
    aquilo que devo fazer,
    para procurar a Vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.
    Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.
    Ó Maria, Templo do Espírito Santo, ensinai-nos a sermos fiéis àquele que habita em nosso coração.


    Súplica ao Espírito Santo

    Vinde, Espírito Santo, terníssimo Consolador. Minha alma suspira por Vós, meu coração tem sede de Vós. Só Vós podeis saciar os meus anseios, só Vós podeis fazer-me feliz. Divino Esposo, não rejeiteis a morada de meu pobre coração. Sim,
    V. Meu coração é impuro,

    R. Mas podeis purificá-lo.
    V. Meu coração é tenebroso,
    R. Mas podeis iluminá-lo.
    V. Meu coração é mau,
    R. Mas podeis saciá-lo de amor.
    V. Meu coração é triste,
    R. Mas podeis consolá-lo.
    V. Meu coração é fraco,
    R. Mas podeis fortalecê-lo.
    V. Meu coração é frio,
    R. Mas podeis abrasá-lo.
    V. Meu coração é terreno,
    R. Mas podeis enchê-lo de desejos celestiais.
    V. Meu coração é pecador,
    R. Mas podeis orná-lo de todas as virtudes.
    V. Meu coração é inconstante,
    R. Mas podeis torná-lo perseverante.
    Vinde, pois, ó Espírito Santo, Pai dos pobres, vinde, inundai-me de Vosso amor!

    Seqüência Devotíssima

    Vinde, Santo Espírito, e mandai do céu um raio de Vosssa luz.
    Vinde, Pai dos pobres, vinde, ó distribuidor dos bens, vinde, ó luz dos corações.
    Vinde, Consolador ótimo, doce Hóspede e suave alegria das almas.
    Vinde aliviar-lhes os trabalhos, temperar-lhes os ardores e enxugar-lhes as lágrimas.
    Ó luz beatíssima, inflamai o íntimo dos corações dos Vossos fiéis.
    Sem a Vossa graça nada há no homem, nada que se possa dizer inocente.
    Lavai, pois, o que em nós é sórdido, regai o que é seco, sarai o que está ferido.
    Abrandai o que é duro, abrasai o que é seco e reconduzi o desviado.
    Concedei aos Vossos servos, que em Vós confiam, o setenário dos Vossos dons.
    Dai-lhes o mérito da virtude, o dom da graça final e o glorioso prêmio dos prazeres eternos.
    Amém. Aleluia.
  • Quer fazer a Novena Perpetua da Misericórdia?
  • É só clicar abaixo: 
    • Novena da Misericórdia
    • Rezemos o Terço da Misericórdia: 
      • Ato de consagração a Divina Misericórdia 
      • Deus, Pai Misericordioso, que revelaste o Teu Amor no Teu Filho Jesus Cristo e o derramaste sobre nós, no Espírito Santo Consolador, confiamos-te hoje o destino do mundo e de cada homem. Inclina-te sobre nós, pecadores, cura a nossa debilidade, vence o mal, faz com que todos os habitantes da terra conheçam a Tua Misericórdia para que em Ti, Deus Une e Trino encontrem sempre a esperança. Pai eterno, pela dolorosa Paixão e Ressurreição do Teu Filho, tem misericórdia de nós e do mundo inteiro. Amém! Papa João Paulo II
NOVENA DA GESTAÇÃO DE NOSSA SENHORA  COMEÇOU NO DIA 25 DE MARÇO E VAI ATÉ 25 DE DEZEMBRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...