sábado, 25 de agosto de 2018

O papel do cristão nas eleições


  •  Com a proximidade das eleições, é muito comum ouvirmos as pessoas falarem sobre política. Alguns vestem a camisa de candidatos que são seus amigos, parentes, vizinhos, amigo de parentes, parente de amigos, enfim. Já outros nem sequer gostam de ouvir a palavra “política”, preferem não falar sobre o tema, dizem que na política só existe ladrão, corrupto, que ninguém presta e assim por diante.

    Mas será mesmo que política é um assunto que não se discute? É, de fato, bom que o cristão seja indiferente a ela? Pode o cristão encarar o voto como uma obrigação em vez de compreender que o exercício do voto é uma porta de entrada para a criação de um mundo mais justo, próspero, igualitário, sustentável, sem violência, sem discriminação e para o bem comum? A Igreja orienta seus fiéis nesse aspecto?
    Essas e outras perguntas serão abordadas nesse texto.

    O Papa Francisco disse: “Para o cristão, é uma obrigação envolver-se na política. Nós, os cristãos, não podemos fazer como Pilatos: lavar as mãos. Não podemos! Devemos nos envolver na política, pois a política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum. E os leigos cristãos devem trabalhar na política.  Você, então, me dirá: Mas não é fácil, pois a política está suja. E, então, eu pergunto: A política está suja, por quê? Não será por que os cristãos se envolveram na política sem o espírito do Evangelho? Faço-lhe outra pergunta: É fácil dizer que a culpa é de outro, mas eu o que estou fazendo? É um dever trabalhar para o bem comum, é um dever do cristão!”. (Sala Paulo VI – Vaticano, 7 de junho de 2013).

    Outros líderes da igreja também já se manifestaram nesse mesmo sentido. São João Paulo II, por exemplo, disse: “Os cristãos leigos e leigas não podem abdicar da participação na política.”
    Tendo em vista essas e outras provocações de líderes da nossa Igreja Católica Apostólica Romana e visando orientar os fiéis católicos, em especial considerando o tempo de crise que passa o nosso país, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) teve a iniciativa de lançar a Cartilha “A Igreja e as Eleições 2016”, na qual trouxe uma série de informações, bem como orientações políticas aos eleitores como, por exemplo:

    I. Respeite as diferenças sobre opiniões políticas.
    Não faça delas motivo de inimizades que possam resultar até mesmo em violência.
    II. Conheça os candidatos e sua forma de trabalho.
    Pesquise em fontes diferentes sobre o candidato, seu passado, sua índole, sua conduta moral e ética, e seus projetos políticos.
    III. Não anule o seu voto e nem vote em branco.
    Ao contrário do que muitos pensam, ainda que haja mais de 50% de votos nulos, a eleição não será anulada. Quanto ao voto em branco, ele não vai para o candidato ou partido mais votado. Nem o voto em branco, nem o voto nulo conta para qualquer candidato, apenas enfraquece a democracia.
    IV. Não venda seu voto ou troque por favores.
    A compra e venda de votos é crime eleitoral e, como tal, deve ser denunciado para o Munistério Público ou para a Justiça Eleitoral. Além disso, esteja atento aos custos da campanha. Isto pode contradizer discursos de simplicidade.
    V. Não deixe que pesquisas de intenção de votos influenciem na sua decisão.
    Vote em candidatos honestos, competentes e que estejam de acordo com as suas convicções e ideais como cristão.   

     Não deixe de exercer o seu direito-dever como cidadão de votar. Pesquise, discuta, reflita e escolha os candidatos cujas características e projetos mais se aproximem de sua vida cristã.
    E não se esqueça, o exercício da cidadania só começa por aí! Ele não se esgota no voto, mas se estende por todo o mandato dos eleitos.

    Fique Atento!
    A Lei Eleitoral proíbe atos de campanha (inclusive propaganda) nos domínios da igreja, principalmente se houver pedido implícito ou explícito de votos. Assim, não se pode fazer campanha eleitoral nas missas e encontros paroquiais, por exemplo.

    Informações do autor:
    Natália Zanholo
    Pastoral: EJC/Pascom
    Catedral Osasco















  • Amados... Estamos rezando pela libertação do Brasil, eu acredito no poder da oração. Precisamos agir e orar, orar e agir... Agora já não são mais mil Misericórdias e sim mais de 2 mil misericórdias, oferecidas a Jesus diariamente pela libertação da nossa nação. Senhor volte seu olhar para nossa Pátria, ague com Poder e Autoridade, que venha a Tua justiça, Tende Misericórdia de Nós e do mundo inteiro!!! 
  • 1.Roseli Borda
    2.Marta Gois
    3.Marli de Moura
    4. Lidia Scopel
    5.Maria De Lourdes David Martinho
    6. Mércia David 
    7.Alessandra Silva 
    8. Antonio da paixao souza
    9.Luciana Rocio Ribeiro Oliveira Oliveira 
    10.Joelma oliveira da Silva
    11.Luciene Maria
    12.Adma Liria
    13. Liduina Nobre Tavares 
    14. MARIA Selvati
    15.Zélia Dantas
    16.Dulce Maria
    17.Lucila Rodrigues Gomes
    18.Eliane Ferreira de Meira
    19. Graca Rolim
    20.Marise Zacarias
    Vamos montar mais um grupo? Você quer Junte-se a nós:
    Deus abençoe a todos... 
    1. Roberta Rivelina Modesto Martins ; 
    2.Aniuza Rabelo ; 
    3.Lia Jacintho ; 
    4.Celia Diniz; Delma Nicoli ; 
    5. Francisca Lucia Oliveira Barbosa ;
    6. Mariaamelia Brunhari 
    7. Cassia Rodrigues
    8. Mercia Martinho ; 
    9. Egna Aparecida Peres Reis; 
    10. Graziela Carvalho
    11. Graca Rolim •
    12. Helena Rocha 
    13. Cassia Rodrigues
    14. Arislene Lacerda Moreira de Oliveira
    15.Lucia Moura
    16.Rosana Oliveira Borges Vilela 
    17.Silvana Maria Vigilato Lourenço 
    18. Ines Catozzi
    19.Joyce nobre Tavares
    20.Sandra Ines Zandonadi Durante
    Rezam também conosco: Gilmaria Araujo ;Marialucia Guilemond; Lucineia Ferreira; Celi Lima; Marcia Regina de Oliveira; Maria De Fatima Capita;Lourdes imaculada e filhos; e Delma Nicoli ... Jesus, eu confio em vós!
  • Rezemos o Terço da Misericórdia: 
  •         
  • Ato de consagração a Divina Misericórdia 
    • Deus, Pai Misericordioso, que revelaste o Teu Amor no Teu Filho Jesus Cristo e o derramaste sobre nós, no Espírito Santo Consolador, confiamos-te hoje o destino do mundo e de cada homem. Inclina-te sobre nós, pecadores, cura a nossa debilidade, vence o mal, faz com que todos os habitantes da terra conheçam a Tua Misericórdia para que em Ti, Deus Une e Trino encontrem sempre a esperança. Pai eterno, pela dolorosa Paixão e Ressurreição do Teu Filho, tem misericórdia de nós e do mundo inteiro. Amém! Papa João Paulo II
        • NOVENA DA GESTAÇÃO DE NOSSA SENHORA 
        •  COMEÇOU NO DIA 25 DE MARÇO E VAI ATÉ 25 DE
        •  DEZEMBRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...