domingo, 9 de março de 2014

AS TENTAÇÕES DE JESUS E AS NOSSAS TENTAÇÕES

A Liturgia deste primeiro domingo da Quaresma convida-nos a fazermos uma reflexão profunda sobre o sentido de Deus na nossa vida. Ao apresentar-nos as tentações de Jesus no deserto pretende que também nós tomemos consciência das muitas tentações que no dia a dia nos assolam e da maneira como reagimos perante elas.
As três tentações sintetizam as muitas que certamente teve ao longo da sua vida: as dúvidas, os desânimos talvez mesmo os desejos de enveredar por outros rumos, de tornear as dificuldades.
Talvez que o evangelista, mais do que dar relevo às tentações pretenda, tão simplesmente, realçar a fidelidade de Jesus ao projeto do Pai.
  • Transformar as pedras em pão:
É natural que, depois de um longo jejum, Jesus sentisse fome. No deserto não é fácil encontrar alimento.
Jesus sente vontade de transformar as pedras em pão: É a tentação de usar o seu poder e o privilégio de ser Filho de Deus, em benefício pessoal.
É a tentação da corrupção, de manipular Deus para resolver os problemas pessoais; de fazer chantagem com Deus: vem em socorro do teu amigo…
Quantas vezes queremos usar os nossos privilégios, a nossa fé, o serviço que prestamos na igreja para sermos reconhecidos…
É o pretendermos que Deus esteja constantemente ao nosso lado para nos resolver todas as dificuldades, em vez de nós próprios nos colocarmos em ação para encontrar uma saída.
É a tentação de nos instalarmos no marasmo da nossa existência esperando que os outros, ou Deus, façam o que nos compete fazer, ou deixar que as coisas se resolvam por si mesmas. De querermos subir na vida à custa de Deus.
“Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”: o homem não vive só quando as pedras se convertem em pão mas também quando não se convertem.
Há que aceitar o projeto de Deus e assumir-se como quem serve: “Eu não vim para ser servido mas para servir”. 
  • tentacao
    Atirar-se do pináculo do templo:
É a tentação da espetacularidade, de dar nas vistas, do prestígio.
Imaginem Jesus a atirar-se da torre do templo e ser sustentado pelos anjos. Toda a gente aplaudia; seria reconhecido por todos como enviado de Deus. Muitos se converteriam, não pela palavra e gestos de Jesus, mas pelos milagres, pela grandiosidade da sua manifestação.
É a tentação da vaidade em que tantas vezes caímos crendo-nos o umbigo do mundo;
É a tentação do prestígio.
Por outro lado, quantas vezes nos perguntamos: se Deus existe e é bom, porque permite o mal, o sofrimento?
Porque é que Deus não intervém para resolver os problemas do mundo?
Porque não se mostra às pessoas para crerem nele? Porque não me diz diretamente o quer de mim?
É a tentação de querer  um Deus paternalista, segundo os nossos desejos e caprichos, tipo mago da lâmpada de Aladim!…
Deus jamais mexerá uma palha para obrigar alguém a crer nele ou a seguir a sua vontade. A fé é uma adesão pessoal e livre, Deus jamais eliminará as nossas incertezas com milagres ou prodígios.
A esta tentação, Jesus responde: “Não tentarás o Senhor teu Deus!” Quer dizer: deixai Deus ser Deus! 
  • Tentação do poder e da riqueza:
Já imaginaram Jesus como rei temporal? Também isso lhe passou pela cabeça. E, sem dúvida que seria um rei justo e bom. As pessoas, finalmente, veriam os seus direitos reconhecidos.
Quantas vezes pensamos: ‘se fosse rico, não haveria pobres à minha volta! ‘se me saísse o euro-milhões, distribuiria metade por obras de beneficência…’
Já pensaste que a Deus não interessam os futuríveis? Ele precisa de ti como tu és!… É a ti que Ele quer!
  • São tantas as tentações que sentimos:
A tentação do consumismo: o importante é ter muitas coisas, É a moda que nos escraviza; é a música que nos faz criar e seguir sempre novos ídolos; são os anúncios que em cada dia nos matraqueiam com novos modelos.
É a tentação do prazer: que nos faz idolatrar o próprio corpo e nos faz adorar o deus sexo, fazendo dos outros meros instrumentos da nossa satisfação e prazer.
É a tentação do poder: que nos faz passar por cima de tudo e de todos, sem olhar aos meios para atingir os fins.
A resposta de Jesus é decisiva: “Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto!” 
Estas foram as tentações de Jesus e são ainda as nossas tentações. Ele resistiu porque o projeto de Deus era o fio condutor da sua vida. E nós?
A Quaresma é o tempo de entrarmos no deserto para nos encontrarmos com o Senhor e assumirmos o seu projeto na nossa vida. Vamos encher a nossa vida de sentido; vamos abrir o nosso coração para que Deus o molde; vamos abandonar-nos confiadamente nas mãos do Pai… E podem crer: a nossa vida fará sentido porque estará cheia de Deus!…
Fonte : Blog Diocese de Caicò
Palavra do Nosso Pai fundador: Click:  projeto misericórdia nas famílias

Click AQUI »»»»»» http://www.atos2.net/capela-rccpe.htm

Nossa Novena Perpétua:

Novena da misericórdia: Em cada dia da novena, conduzirás ao Meu coração um grupo diferente de almas.

Meus amados, este é um desejo do coração misericordioso de Jesus, que eu entendi que devo lançar a todos aqueles que desejarem atendê-lo. É tempo de misericórdia! Como Projeto Misericórdia nas famílias, já faço esta novena perpetuamente, mas senti em meu coração que devo disponibilizá-la a quem desejar se unir a nós e aceitar o desafio de fazê-la de forma perpétua. A sua parte é só confiar!Lance-se no imenso mar da Misericórdia...Coloque suas intenções.

"Em cada dia da novena, conduzirás ao Meu coração um grupo diferente de almas, e as mergulharás no oceano da minha Misericórdia. Eu conduzirei todas as almas à casa do meu Pai... Por minha parte, nada negarei a nenhuma daquelas almas que tu conduzirás à fonte da minha Misericórdia. Cada dia pedirás a meu Pai, pela minha amarga Paixão, graças para essas almas."A Novena é rezada junto com o Terço da Divina misericórdia.  

Iniciemos nossa Novena invocando a Trindade Santa. 

( Rezamos o terço da misericórdia)
Ato de consagração a Divina Misericórdia 
Deus, Pai Misericordioso, que revelaste o Teu Amor no Teu Filho Jesus Cristo e o derramaste sobre nós, no Espírito Santo Consolador, confiamos-te hoje o destino do mundo e de cada homem. Inclina-te sobre nós, pecadores, cura a nossa debilidade, vence o mal,faz com que todos os habitantes da terra conheçam a Tua Misericórdia para que em Ti, Deus Une e Trino encontrem sempre a esperança. Pai eterno, pela dolorosa Paixão e Ressurreição do Teu Filho, tem misericórdia de nós e do mundo inteiro. Amém. Papa João Paulo II.
Vamos cantar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...