quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

O Espírito Santo é a alma da Igreja

A Igreja foi manifestada ao mundo no dia de Pentecostes. Jesus, glorificado à direita do Pai, após a sua Ascensão ao céu, enviou o Espírito Santo sobre a Igreja que instituíra sobre Pedro e os Apóstolos, tendo Maria como Mãe, para anunciar o Evangelho da salvação a todos os povos.
O dom do Espírito Santo foi a primeira grande graça que o Senhor conquistou para a sua Igreja pelos méritos da sua paixão e morte na cruz.Na oração eucarística da Missa de Pentecostes, a Igreja reza: “Para levar à plenitude os mistérios pascais, derramastes, hoje, o Espírito Santo prometido, em favor de vossos filhos e filhas. Desde o nascimento da Igreja é ele quem dá a todos os povos o conhecimento do verdadeiro Deus; e une, numa só fé, a diversidade das raças e línguas”.No dia de Pentecostes Deus deu início a reunificação dos seus filhos dispersos pelo pecado, desde o Paraíso. A confusão das línguas na torre de Babel é agora dissolvida numa só língua que todos entendem. Cristo é o Tronco da grande Árvore que é a Igreja, e o Seu Santo Espírito é a Seiva que circula em todos os seus ramos.
O Espírito Santo é a alma da Igreja. Dizia Santo Agostinho: “O que é o nosso espírito, isto é a nossa alma em relação aos nossos membros, assim é o Espírito Santo em relação aos membros de Cristo, ao Corpo de Cristo que é a Igreja” (Serm. 267,4). Na Encíclica “Mystici Corporis Christi”, o Papa Pio XII reafirma esse ensinamento dizendo que: “A esse Espírito de Cristo, como a princípio invisível, deve-se atribuir também a união de todas as partes do corpo tanto entre si como com sua Cabeça, pois que ele está todo na Cabeça, todo no Corpo e todo em cada um dos seus membros”. Da mesma forma São Paulo ensina que o Espírito Santo é que faz da Igreja “o Templo do Deus vivo” (2 Cor 6,16). “É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito Santo, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus” (Ef 2,22).
A “Lumen Gentium” nos ensina que: “Terminada a obra que o Pai havia confiado ao Filho para realizar na terra, foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes para santificar a Igreja permanentemente” (LG,4). É o Espírito Santo que faz a Igreja ser, como disse São Paulo, a comunidade dos “concidadãos dos santos e membros da família de Deus” (Ef 2,19).
Podemos dizer que da mesma forma que o Espírito Santo formou Jesus no seio da Virgem Maria, Ele que é a Cabeça da Igreja, igualmente forma os membros desse mesmo Corpo. Santo Ireneu (†202), com palavras impressionantes se expressava sobre a ação do Espírito Santo na Igreja: “Com efeito, é à própria Igreja que foi confiado o dom de Deus. É nela que foi depositada a comunhão com Cristo, isto é, o Espírito Santo, penhor da incorruptibilidade, confirmação de nossa fé e medida da nossa ascensão para Deus. Pois lá onde está a Igreja ali também está o Espírito de Deus; e lá onde está o Espírito de Deus, alí está a Igreja e toda a graça” (Adv.haer. 3.24.1). O mesmo ensinava Santo Hipólito (160-235): “A Igreja é o lugar onde floresce o Espírito”. Santo Agostinho (354-430) dizia o mesmo: “Onde está a Igreja aí está o Espírito de Deus. Na medida que alguém ama a Igreja é que possui o Espírito Santo”. E completava: “Fazei-vos Corpo de Cristo se quereis viver do Espírito de Cristo. Somente o Corpo de Cristo vive de Seu Espírito”.
È no coração da Igreja que encontramos o Espírito Santo. Quem não ama a Igreja não o encontra. Quem não o busca no seio da Igreja não o encontra, pois é ali que Ele mora. É ainda o Papa Pio XII, na mesma Encíclica já citada que afirma que o Espírito Santo é: “O princípio de toda ação vital e verdadeiramente salutar em cada uma das diversas partes do Corpo”.
O Espírito Santo age de muitas formas no Corpo de Cristo para edificá-lo na caridade. É essa a sua missão maior: formar o Corpo de Cristo, a família de Deus salva. “É por Ele que todo o Corpo – coordenado e unido por conexões que estão a seu dispor, trabalhando cada um conforme a atividade que lhe é própria – efetua esse crescimento, visando à sua plena edificação na caridade” (Ef 4,16).
Quanto mais cada cristão for “repleto” do Espírito Santo, tanto mais a Igreja o será, e tanto mais ela será edificada. “Que devemos fazer, irmãos?” Pedro lhes respondeu: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2,37-38). Deus Pai quer nos dar o Seu Espírito, porque sem Ele não conseguiremos fazer a Sua vontade e sermos cristãos verdadeiramente. O próprio Senhor disse isso explicitamente: “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem”( Lc 11,13).
Na Oração Eucarística [III], pedimos ao Pai: “…concedei que alimentando-nos com o corpo e o sangue do vosso Filho , sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só Espírito”. Pela Palavra de Deus, que São Paulo chama de “a espada do Espírito” (Ef 6,17), Ele faz com que o Povo de Deus adquira os “mesmos sentimentos de Cristo Jesus” (Fl 2,2). Pela força da Palavra o Espírito atua maravilhosamente no Corpo do Senhor. Como disse São Pedro: “Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus” (2 Pe 1,21).
Pela Sagrada Escritura o Espírito Santo ilumina a Igreja: “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (2Tm 3,16-17). Por esta Palavra, que o profeta Isaias chama de “uma espada cortante” (Is 49,2), e que São Pedro chama de “regeneradora e eterna” (1 Pe 1,23), o Espírito Santo educa e santifica a Igreja.
Pelos Sacramentos o Espírito Santo atua de forma poderosa na Igreja, e a faz crescer em graça e santidade. Pelo Batismo forma o Corpo de Cristo: “Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só Corpo…, e todos fomos impregnados do mesmo Espírito” (1 Cor 12,13). Pelos carismas, graças do Espírito Santo para a utilidade da Igreja, Ele edifica o Corpo de Cristo.
A “Lumen Gentium”, quando fala dos carismas, diz: “O Espírito Santo não se limita a santificar e dirigir o povo de Deus por meio dos sacramentos e ministérios, e a orná-lo com as virtudes, mas também, nos fiéis de todas as classes, “distribui individualmente e a cada um, conforme entende”, os seus dons(1Cor12,11) e as graças especiais que os tornam aptos e disponíveis para assumir os diversos cargos e ofícios úteis à renovação e maior incremento da Igreja”(LG,12). O Catecismo diz que: “São uma maravilhosa riqueza de graça para a vitalidade apostólica e para a santidade de todo o Corpo de Cristo, mas desde que se trate de dons que provenham verdadeiramente do Espírito Santo e que sejam exercidos de maneira plenamente conforme os impulsos autênticos deste mesmo Espírito, isto é, segundo a caridade, verdadeira medida dos carismas” (CIC, 800).
Amados...Queiramos o Santo Espírito de Deus em nossas vidas, desejemos sua ação vivificante e transformadora no nosso ser Cristão, nos deixemos ser instrumentos Dele que é o próprio amor...Eu quero! E você? 

Vem Espírito Santo Deus de força e poder 

Batizar esse povo, Fogo abrasador (x2)



Novas línguas, Te pedimos, profecias,
dom de curas e milagres, 
Vem manifestar



Vem, vem, vem Santo Espírito
Vem, vem, vem neste lugar
Vem, vem, vem Santo Espírito
Vem, vem, vem nos santificar

Palavra do Nosso Pai fundador: Click:  projeto misericórdia nas famílias
Click AQUI »»»»»» http://www.atos2.net/capela-rccpe.htm

Nossa Novena Perpétua:

Novena da misericórdia: Em cada dia da novena, conduzirás ao Meu coração um grupo diferente de almas.

Meus amados, este é um desejo do coração misericordioso de Jesus, que eu entendi que devo lançar a todos aqueles que desejarem atendê-lo. É tempo de misericórdia! Como Projeto Misericórdia nas famílias, já faço esta novena perpetuamente, mas senti em meu coração que devo disponibilizá-la a quem desejar se unir a nós e aceitar o desafio de fazê-la de forma perpétua. A sua parte é só confiar!Lance-se no imenso mar da Misericórdia...Coloque suas intenções.

"Em cada dia da novena, conduzirás ao Meu coração um grupo diferente de almas, e as mergulharás no oceano da minha Misericórdia. Eu conduzirei todas as almas à casa do meu Pai... Por minha parte, nada negarei a nenhuma daquelas almas que tu conduzirás à fonte da minha Misericórdia. Cada dia pedirás a meu Pai, pela minha amarga Paixão, graças para essas almas."A Novena é rezada junto com o Terço da Divina misericórdia.  

Iniciemos nossa Novena invocando a Trindade Santa. 

( Rezamos o terço da misericórdia)
Ato de consagração a Divina Misericórdia 
Deus, Pai Misericordioso, que revelaste o Teu Amor no Teu Filho Jesus Cristo e o derramaste sobre nós, no Espírito Santo Consolador, confiamos-te hoje o destino do mundo e de cada homem. Inclina-te sobre nós, pecadores, cura a nossa debilidade, vence o mal,faz com que todos os habitantes da terra conheçam a Tua Misericórdia para que em Ti, Deus Une e Trino encontrem sempre a esperança. Pai eterno, pela dolorosa Paixão e Ressurreição do Teu Filho, tem misericórdia de nós e do mundo inteiro. Amém. Papa João Paulo II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...