segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O poder do olhar de miseriórdia


Padre Roger Luis
Foto: Robson Siqueira
Eu quero convidar você a tomar o Evangelho de São Lucas 22,54ss. "Mas aquele em quem, confiava, o negou". E foram três as oportunidades que Pedro teve tempo para voltar atrás, de perceber; eu estou negando o meu Mestre. Pedro estava cego pelo medo. O medo nos trava, por isso Pedro não teve condição nem mesmo de pensar, ele teve o tempo de uma hora, e mais uma vez ele diz: "Homem, não sei de quem estas falando". 
Pedro foi atrás de Jesus porque queria defendê-Lo, a intenção dele naquela hora não era de negar, mas ele foi envolvido por uma angústia e não encontrou força nem mesmo na sua razão. Quando ele ouviu o galo cantar se lembrou do que Jesus tinha dito: "Satanás está querendo a sua vida, mas eu orei por ti para que tua fé não desfaleça". Imagino que Pedro deve ter se perguntado: "Onde está a minha fé?" 
Nesta hora meu irmão, o Senhor está orando por você para que a sua fé não desfaleça. Em nome de Jesus a sua fé não vai desfalecer! Agüenta firme meu irmão, porque Jesus está orando por você, para que sua fé não desfaleça. Você não está sozinho! 
O Senhor está dizendo a nós hoje: "Eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça. Muitos de nós estamos sendo tentados, para que nos desfaleçamos. Pedro negou Jesus porque ele não ficou atento. 

'Deixa o Senhor te olhar no dia de hoje'
Foto: Robson Siqueira

Diga comigo: "Eu quero , pela oração, estar atento para que a minha fé não desfaleça". 
Na hora que o galo cantou, Pedro lembrou-se que Jesus contou a ele o risco que estava correndo, da promessa que ele tinha feito a Jesus. Eu penso que naquela hora Pedro foi se lembrando de cada momento com Jesus. O momento em que ele estava pescando com seu irmão, e Jesus os olhou e disse: “Eu os farei pescadores de homens”. Lembrou-se que Jesus deu sentido a sua vida, a sua vocação de Pedro. 
Aquele galo é o despertar da nossa consciência. Quando estamos no erro, no pecado, não escutamos o galo, mas pensamos: "O que eu fiz"? 
Pedro se lembrou de Jesus dizendo: "Vem Pedro, eu te farei pescador de homens". Deve ter pensado: "O que eu fiz com o meu chamado". Eu imagino que ele se lembrou naquela hora das curas que Jesus realizou. 
Quando eu estive na Terra Santa um professor de lá explicava que foi na casa de Pedro que Jesus morou durante o seu ministério. E Pedro se lembrou: “Jesus comeu aqui em casa, curou minha sogra, dormiu aqui”. Jesus morou na casa de Pedro porque ele era seu amigo. 
Aquilo foi corroendo o coração de Pedro, e fazendo com que seu coração sangrasse, e pensasse: "Eu não sou nada". 
Não é assim quando a gente peca? Volta na nossa cabeça o que o Senhor nos fez. Mas eu o neguei! Pedro estava se sentindo um nada. 
Pedro se lembrou de Jesus caminhando sobre as águas, dizendo: "Não tenha medo". E ele quis ir com Jesus, somente Pedro andou sobre as águas, mas quando ele tirou os olhos de Jesus, começou a afundar. Naquela hora brotou uma esperança no coração de Pedro porque ele se lembrou do momento que tinha tirado os olhos de Jesus e afundado. "Quem sabe Jesus não me olha agora nesta hora do meu desespero". 

'Hoje começa o primeiro dia de todo o resto da sua vida'
Foto: Robson Siqueira
Então o Senhor voltou e olhou nos olhos de Pedro. O olhar de Jesus dizia: "Não tem problema, Eu estou aqui com você! Eu não te neguei, continuo te amando, Eu sei que você caiu". Jesus o olhou com amor. Pedro caiu em si e tomou posse daquele amor e se lembrou de quando Jesus perdoou aquela mulher que queriam apedrejar, esta lembrança consolou o seu coração de Pedro. Pedro entendeu que aquele olhar de Jesus para ele era o mesmo que ele tinha dado aquela pecadora. Pedro experimentou o mistério da paixão, sentiu o perdão e a misericórdia. 
É assim que o Senhor te olha hoje, com misericórdia! E eu quero dizer para aqueles que estão sendo tentado a deixar a sua fé, a sua vocação, meu irmão consagrado, você sacerdote, minha irmã freira, que está pensando em desistir, dobre o seu joelho diante da cruz, porque o Senhor orou por você. Deus não te condena por causa do pecado que você cometeu, mas te pergunta: "Você quer voltar"? 
Jesus te olha nos olhos, e te dá vida, e ainda diz: "Volta! Eu não te condeno"! Deixa o Senhor te olhar no dia de hoje. Não importa o que você fez. Deixa o Senhor te olhar. 
Foi isso que Pedro experimentou, e Jesus quer fazê-lo experimentar hoje também. Mesmo que você esteja fedendo no pecado, Jesus consegue enxergar algo bom em você. Ainda que você esteja na podridão das drogas, do homossexualismo, na prostituição, Jesus te olha com amor. 
Nós que somos padres conseguimos ver isso naqueles que entram no confessionário, onde as pessoas entram fedendo pecado e depois da confissão saem exalando o perfume de Cristo.
Meu irmão Jesus não te condena! Hoje começa o primeiro dia de todo o resto da sua vida! Escreva no seu caderno: "“Eu fui encontrado pelo olhar misericordioso de Jesus e estou voltando perdoado para os braços d’Ele". 

Transcrição: Célia Grego

Site da Comunidade Anunciadores 
Palavra do Nosso Pai fundador: Click:  projeto misericórdia nas famílias
Click AQUI »»»»»» http://www.atos2.net/capela-rccpe.htm

Nossa Novena Perpétua:

Novena da misericórdia: Em cada dia da novena, conduzirás ao Meu coração um grupo diferente de almas.

Meus amados, este é um desejo do coração misericordioso de Jesus, que eu entendi que devo lançar a todos aqueles que desejarem atendê-lo. É tempo de misericórdia! Como Projeto Misericórdia nas famílias, já faço esta novena perpetuamente, mas senti em meu coração que devo disponibilizá-la a quem desejar se unir a nós e aceitar o desafio de fazê-la de forma perpétua. A sua parte é só confiar!Lance-se no imenso mar da Misericórdia...Coloque suas intenções.

"Em cada dia da novena, conduzirás ao Meu coração um grupo diferente de almas, e as mergulharás no oceano da minha Misericórdia. Eu conduzirei todas as almas à casa do meu Pai... Por minha parte, nada negarei a nenhuma daquelas almas que tu conduzirás à fonte da minha Misericórdia. Cada dia pedirás a meu Pai, pela minha amarga Paixão, graças para essas almas."A Novena é rezada junto com o Terço da Divina misericórdia.  

Iniciemos nossa Novena invocando a Trindade Santa. 

( Rezamos o terço da misericórdia)
Ato de consagração a Divina Misericórdia 
Deus, Pai Misericordioso, que revelaste o Teu Amor no Teu Filho Jesus Cristo e o derramaste sobre nós, no Espírito Santo Consolador, confiamos-te hoje o destino do mundo e de cada homem. Inclina-te sobre nós, pecadores, cura a nossa debilidade, vence o mal,faz com que todos os habitantes da terra conheçam a Tua Misericórdia para que em Ti, Deus Une e Trino encontrem sempre a esperança. Pai eterno, pela dolorosa Paixão e Ressurreição do Teu Filho, tem misericórdia de nós e do mundo inteiro. Amém. Papa João Paulo II.
Vamos cantar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...