quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

QUARTA-FEIRA DE CINZAS, O QUE SIGNIFICA...

 
A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia são um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento no calendário varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.Então, a Quaresma é um tempo triste, sombrio?
É claro que não! A liturgia da Quarta-feira de Cinzas convoca a todos para o encontro com o amor de Deus que é mais forte do que o pecado, do que o mal: “voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia” (Joel 2,13); “deixai-vos reconciliar com Deus” (2Cor 5,20).
É portanto um tempo de acolher mais uma vez a graça divina que nos transforma, nos eleva. É “tempo favorável” (témpus acceptábile/ kairòs euprósdektos), como diz S. Paulo (2Cor 6,2). Em algum momento certamente haveremos de padecer (“Paixão”) ao passar (“Páscoa”) do “homem velho” ao homem novo”, do “fermento velho” ao “fermento novo” – mas será uma “tristeza segundo Deus”, que gera “arrependimento” e “salvação” (2Cor 7,9-10).
 
Todo sacrifício deve ser realizado não porque condenamos o nosso corpo (elemento constitutivo da natureza humana), mas porque queremos ser mais livres para amar a Deus, ao próximo e a nós mesmos. No início o jejum quaresmal consistia em fazer apenas uma refeição diária, à tardinha. Depois se acrescentou a abstinência de carne e vinho, e em algumas regiões também de laticínios e ovos. A partir da Idade Média (Alta Escolástica) se dá uma mitigação progressiva de tais práticas em virtude de uma justa revalorização do corpo humano (cf. Adam, Adolf, O ano litúrgico, Ed. Paulinas, S. Paulo, 1982, pp. 92ss). Além da abstinência de carne, é preciso também purificar o olhar, ouvir, tocar, sentir, querer, pensar, falar, agir!
 Comecei a Santa Quaresma como o desejava Jesus, submetendo-me inteiramente à Sua Santa vontade e aceitando com amor tudo que me enviar” (S. Faustina Kowalska, Diário, ano 1938, n. 1625; cf. 147; 203; 307; 408; 614; 618s; 640; 932; 934; 1023; 1622; 1626)

Sou cristão! O que preciso eliminar da minha vida para que brilhe mais este nome?

O que incrementar em minha vida de oração, sacrifício e misericórdia?
Click...e Conheça o Site da Com
Comunidade Anunciadores da misericórdiawww.anunciadoresdamisericordia.com.br
Palavra do Nosso Pai fundador: Click:  projeto misericórdia nas familias


Clik AQUI »»»»»» http://www.atos2.net/capela-rccpe.htm

Meus amados, este é um desejo do coração misericórdioso de Jesus, que eu entedi que devo lançar a todos aqueles que desejarem atemdê-lo. É tempo de misericórdia! Como Projeto Misericórdia nas famílias, já faço esta novena perpetuamente, mas senti em meu coração que devo disponibilizá-la a quem desejar se unir a nós e aceitar o desafio de fazê-la de forma perpétua. A sua parte é só confiar!Lance-se no imenso mar da Misericórdia...Coloque suas intenções..

"Em cada dia da novena, conduzirás ao Meu coração um grupo diferente de almas, e as mergulharás no oceano da minha Misericórdia. Eu conduzirei todas as almas à casa do meu Pai... Por minha parte, nada negarei a nenhuma daquelas almas que tu conduzirás à fonte da minha Misericórdia. Cada dia pedirás a meu Pai, pela minha amarga Paixão, graças para essas almas."A Novena é rezada junto com o Terço da Divina misericórdia

  Iniciemos nossa Novena invocando a Trindade Santa.

Jesus, eu confio em Vós!



Segundo dia
Hoje traze-Me as almas dos sacerdotes e religiosos e mergulha-as na minha insondável Misericórdia. Elas Me deram força para suportar a amarga Paixão. Por elas, como por canais, corre para a humanidade a minha Misericórdia.
Misericordiosíssimo Jesus, de quem provém tudo que é bom, aumentai em nós a graça, para que pratiquemos dignas obras de misericórdia, a fim de que aqueles que olham para nós, glorifiquem o Pai da Misericórdia que está no Céu.
Eterno Pai, dirigi o olhar da vossa Misericórdia para a porção eleita da vossa vinha: para as almas dos sacerdotes e religiosos. Concedei-lhes o poder da vossa bênção e, pelos sentimentos do Coração de vosso Filho, no qual estão encerradas, dai-lhes a força da vossa luz, para que possam guiar os outros nos caminhos da salvação e juntamente com eles cantar a glória da vossa insondável Misericórdia, por toda a eternidade. Amém.
Rezemos o terço da misericórdia:
 

Ato de consagração a Divina Misericórdia

Deus, Pai Misericordioso, que revelaste o Teu Amor no Teu Filho Jesus Cristo e o derramaste sobre nós, no Espírito Santo Consolador, confiamos-te hoje o destino do mundo e de cada homem. Inclina-te sobre nós, pecadores, cura a nossa debilidade, vence o mal, faz com que todos os habitantes da terra conheçam a Tua Misericórdia para que em Ti, Deus Une e Trino encontrem sempre a esperança. Pai eterno, pela dolorosa Paixão e Ressurreição do Teu Filho, tem misericórdia de nós e do mundo inteiro. Amém. Papa João Paulo II.
 É HOJE........... lançamento de mais uma edição da Campanha da Fraternidade (CF), com o tema será “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). O material para ser veiculado nas emissoras de rádio e TV de todo o país já está disponível no site da CNBB. Para baixar o material, clique aqui.
O objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...