terça-feira, 28 de agosto de 2012

"Cinturão da verdade" (Ef 6, 14)

Padre Edimilson Lopes
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com
São Paulo se denomina apóstolo pela vontade de Deus e saúda seus irmãos que estão em Éfeso, na Ásia Menor, comunidade fundada por ele; hoje, a atual Turquia.
Ele escreveu para os irmãos que viveram uma experiência com Deus a partir do batismo, os quais ele mesmo havia ministrado. Por isso, como líder e fundador desta comunidade, sente-se responsável por orientá-los. Portanto, esta carta tem uma característica semelhante a uma homilia. É interessante ver que São Paulo estimula seus “filhos” a participarem, ativamente, na vida da comunidade e se engajarem, deixando de ser homens velhos para aceitar a vida nova em Cristo Jesus:
"Eu vos digo, pois, e vos conjuro no Senhor, que não vos comporteis mais como se comportam os pagãos, por sua mentalidade fútil. Eles têm a inteligência obscurecida e são alheios à vida de Deus, por causa da ignorância produzida neles pela dureza de seus corações.” (Ef 4, 17-18). Em outra passagem São Paulo afirma: “Em Cristo, segundo o propósito daquele que opera tudo de acordo com a decisão de sua vontade, fomos feitos seus herdeiros, predestinados a ser, para louvor da sua glória, os primeiros a pôr em Cristo nossa esperança" (Ef 1,11-12).

Meus irmãos, a comunidade de Efésios se fundamenta no batismo, por isso São Paulo afirma, com tanta força, para que seus irmãos abandonem a vida velha e tudo o que não provém do batismo. Ele deu direções concretas para as famílias, para os filhos, para toda a vida desta comunidade, exortando a todos a se firmarem na graça do sacramento do batismo.

"Somos predestinados para a glória do Senhor", afirma padre Edimilson.
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.co
Irmãos, como esta comunidade, também nós somos chamados, predestinados a sermos louvor para a glória de Deus. O Senhor nos ama, mas, infelizmente, sonhamos pouco, nos "nivelamos por baixo", enquanto Ele deseja nos dar toda a plenitude de Sua graça. Insistimos numa vida velha, mas temos vida nova em Cristo agora.
Passamos por muitas dificuldades como todo mundo, mas não podemos nos esquecer de uma coisa: somos predestinados para a glória de Deus. Esta é a nossa esperança, pois, mesmo em meio à tribulação, não podemos baixar a cabeça, porque somos filhos do Senhor. A última recomendação de São Paulo para esta comunidade foi: "Fortalecei-vos no Senhor, no poder de sua força, revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do diabo" (Ef 6,10-11).
Em Cristo está nossa fortaleza; nossa luta é contra as realidades espirituais que não vemos com os olhos humanos, mas precisamos crer com os olhos da fé. O combate é duro, tomamos muitas pancadas, mas n'Ele somos mais que vencedores.
A proposta que o Senhor nos faz, hoje, é para vivermos no amor, pois, se assim procedermos, cresceremos em todos os aspectos em relação a Cristo. Caminhando, nesta direção, Ele, por meio de São Paulo, nos exorta, novamente, a nos revestirmos, isto é, nos cobrirmos por inteiro com a armadura divina.
Para nós, a primeira grande armadura com a qual precisamos nos “revestir” é o cinturão da verdade, ou seja, a Palavra de Deus. Devemos, então, mergulhar nas Sagradas Escrituras, andarmos, o tempo todo, unido ao Senhor por meio de Sua Palavra. Quem não anda amarrado na verdade cai a qualquer sopro de uma falsa doutrina, portanto, se estivermos firmes em Deus não seremos induzidos ao erro, com afirma São Paulo: "...então, não seremos mais como crianças, entregues ao sabor das ondas e levados por todo vento de doutrina, ludibriados pelos outros e por eles, com astúcia, induzidos ao erro" (Ef 4,14).
Diga comigo: "Senhor, eu tomo posse desta armadura. Quero caminhar unido à Sua Palavra, revestir-me dela; por onde for, eu a levarei comigo. A partir de hoje, que eu não vacile mais, não viva mais ao sabor das ondas de falsas doutrinas, mas ame a verdade, ame a Igreja Católica. Quero viver amarrado em Sua Palavra, quero viver na verdade”. Amém!
Que o Senhor nos dê a graça de vivermos sempre tendo a verdade como cinturão.

Padre Edimilson Lopes
Padre da Comunidade Canção Nova
Vamos Rezar?
  

Para aqueles que Estão fazendo a Novena da Anunciação de Nossa Senhora: Clik Aqui: Esse Convite é para você!

Vamos cantar? 
 Assista : Pode mudar o seu modo de ver a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...