domingo, 22 de julho de 2012

Devemos ser verdadeiros cristãos

Na oração da Eucaristia dessa semana, pedimos a Deus para que saibamos rejeitar tudo aquilo que não convém ao cristão e abraçar tudo aquilo que é digno desse nome. O nosso desafio, pelo que o Senhor nos mostra nessa época de mudanças e transformações, é, justamente, retomarmos nossa vida cristã com entusiasmo, sabendo discernir tantas situações que não convém ao cristãos.

Jesus Cristo é o Servo que vem trazer a Boa Nova da salvação para todos. Creio que é, justamente aí, centrados em Cristo, Aquele que dá a vida por nós, que somos chamados a ver nossa missão na sociedade.
'Somos convidados a dar passos de entusiasmo no amor de Deus', disse Dom Orani
Foto: Maria Andréa/Cancaonova.com
O PHN também tem essa finalidade, e ainda um passo a mais, pois o Brasil foi contemplado pelo Papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na qual compartilharemos com outras etnias, com jovens que virão do mundo inteiro, a mesma busca de rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo aquilo que é digno desse nome, experimentando que são amigos do Senhor. “Não vos chamo de servos mas de amigos” (João 15,15). 
Assim, testemunhamos que não precisamos ter medo daquilo que Cristo nos ensina, pois isso é vida para nós e para o mundo. Aqui estão pessoas convictas, pois sabem muito bem que seguir Cristo e caminhar como cristão não somente ilumina nossa vida pessoal, mas nos torna presentes para uma vida social.
Procure colocar o Evangelho  em prática, busque configurar sua vida a Cristo, vivendo a amizade com o Senhor dia a dia, porque é isso que nos leva à verdadeira liberdade.
Somos chamados a testemunhar para a sociedade que, colocando, a cada dia, a Palavra de Deus em prática, ela não se torne um peso para todos nós, mas uma verdadeira liberdade de filhos de Deus, os quais testemunham que, quanto mais amigos do Senhor formos, mais vivenciaremos o Evangelho não como uma lei pesada, mas como lei interior, do coração.
É isso que somos chamados a testemunhar nesse mundo. Somos chamados a nos ajudarmos mutuamente, seja num acampamento como este ou como na JMJ, optando por Cristo, Aquele que não nos tira da realidade, mas nos insere na realidade humana de transformação e preocupação com o outro.  Quem é, realmente, amigo de Deus, quem se volta para Ele, também vai amá-Lo no outro, no mais frágil, no mais excluído, no mais necessitado.
Acolher aquilo que é importante para nós é abraçar tudo aquilo que faz parte da nossa vida, a que somos chamados a viver.
Vocês, que estão participando a semana toda desse acampamento, já têm, no coração, muitas situações que necessitam ser rejeitadas, porém é necessário também um outro passo olhando para nossa missão na sociedade: abraçarmos a missão que nos convém.
No passado, havia muitos batizados na Igreja que davam passos como católicos. Eles tinham um certo ambiente que favoreciam suas práticas religiosas como catequese, crisma, etc.; mas os tempos mudaram. Como é comum à natureza humana, a vida vai mudando e novas situações foram aparecendo. Hoje, não podemos dizer que basta a prática natural da sociedade, porque ela não existe mais. A nossa sociedade está exatamente do lado oposto, pois não tem mais a capacidade de revelar os valores cristãos; ao contrário, os divulga até mesmo de forma errada.
Hoje, somos convidados, no encontro com Jesus Cristo, a abraçar o que convém ao cristão. O Papa Bento XVI nos pede para, neste Ano da Fé,  junto com o entusiamo e com seguimento de Cristo, a aprofundarmos e conhecermos nossa fé ainda mais.
Isso acontece nos nossos dias, quando alguém se apaixona. Depois do primeiro momento, passam a se conhecer mais. Assim foi com os discípulos após o seguimento e assim é conosco. Começar esse passo conhecendo nossa fé e os porquês daquilo que estamos fazendo para viver dessa maneira, mostra um pouco o que é nosso desafio, ou seja, levar cada um para sua casa, de forma que se sintam amados por Deus, conhecendo-O cada vez mais.
Os jovens que tem acesso ao Catecismo Jovem - “YouCat” -, que encontraram o amor de Deus e querem viver como um cristão, precisam dizer por que acreditam, por que procuram, a cada dia, andar pelos caminhos do Senhor. A JMJ, o Acampamento PHN são momentos de entusiasmo para todos nós, experimentando a proximidade com Deus, conhecendo-O ainda mais, como fizemos em nossa iniciação cristã. A cada ano e a cada dia precisamos de um passo ainda maior para conhecê-Lo e sabermos as razões da nossa fé.

Abraçar a vida cristã é começar a conhecer, ainda mais, nossa fé. É saber como a Igreja foi através dos tempos, não apenas de ideias e leituras, mas de forma existencial.

Tenho certeza de que, quando um jovem muda de vida, experimenta o amor de Deus, passa a ter um outro tipo de comportamento, rejeitando tudo aquilo que não convém e abraçando tudo o que é digno desse nome. Quando ele for questionado, saberá, naturalmente, dizer da sua fé. Faz parte da revelação cristã tais tipos de comportamentos.
'Viva e anuncie a todos a alegria de ser cristão', disse Dom Orani
Foto: Maria Andréa/Cancaonova.com
O Papa João Paulo II tinha a preocupação de apresentar Jesus Cristo ao mundo e a nós mesmos. O Papa Bento XVI tem trabalhado isso em seu livro: “Jesus de Nazaré”, a fim de que, conhecendo ainda mais o Senhor, possamos dizer ao mundo que Ele é a Palavra de vida e salvação para todos.
A Jornada Mundial da Juventude é para nos impulsionar. O segredo está no que vem depois: a pós-Jornada, quando os jovens terão a oportunidade de aprofundar sua vida de fé.
Ser amigo de alguém supõe conhecê-lo ainda mais. Sabemos que amigos que muito convivem acabam pegando até o sotaque e os jeitos do outro. Assim, com Cristo, pela vivência e pelo conhecimento da fé, vamos nos configurando a Ele, para que, depois disso, tenhamos como base o aprofundamento da fé, a fim de cumprir o que o Papa Bento XVI pediu e que é tema da JMJ no Brasil: “Ide e fazei discípulos entre as nações”. Aprofundando nossa fé, somos enviados, porque nos tornamos discípulos, testemunhas. Sejamos aqueles que trabalham para que outros também sejam discípulos de Jesus Cristo. 
Uma vez conhecendo e seguindo o Senhor, nós também O anunciamos e levamos outros a ser discípulos d'Ele. Jesus é Aquele que muda corações, mentalidades e nos faz novos.
Que vocês, nesse amor de Deus, possam conhecer Sua fé e anunciá-Lo, mas, antes de anunciar com a palavra, fazer com a própria vida aquilo que vimos e ouvimos.

Nossos pedidos, na oração do dia de hoje, sejam de rejeitar tudo aquilo que não convém ao cristão e abraçar o que é digno desse nome. Ao menos um passo devemos dar: abraçar nossa fé para conhecê-la melhor, para que aquele que caminha com Cristo conheça-a também e peça a graça de Deus para viver e anunciar essa Boa Notícia. 
Anuncie a todos a alegria de ser cristão. Com todas as dificuldades que existem no mundo de hoje, somos chamados a acreditar, a continuar testemunhando a verdadeira vida, o caminho do Senhor. Para isso espero, no próximo ano, que vocês participem da Jornada Mundial da Juventude, para fazer a bela experiência de encontro o com o Senhor.

Transcrição e adaptação: Edna Carvalho
Vamos rezar?

Para aqueles que Estão fazendo a Novena da Anunciação de Nossa Senhora: Clik Aqui: Esse Convite é para você!

 Clik AQUI »»»»»» http://www.atos2.net/capela-rccpe.htm  
Vamos cantar? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...