terça-feira, 6 de dezembro de 2011

De coração aberto para receber o novo que Deus nos apresenta: Nossa senhora de loreto, Rogai por nós!!!
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Loreto: Posse do novo administrador paroquial: Padre  João Santana!
Olá meus amados, conforme prometi que postaríamos a posse do novo administrdor paroquial : Aqui estamos nós para cumprir...
Como já havia partilhado com vocês, durante o novenário, estamos vivendo esse período de transição: a saída de um padre da poroquia é algo natural, todos nós sabemos que a vida deles perrtence ao serviço da igreja . Portanto, sabemos que devemos amá-los com total desapego, até porquê só o Cristo é quem jamais nos deixará... Assim de coração aberto, nos abrimos para receber o novo sacerdote com total confiança na misericordia de Deus: Que tudo vê, tudo sabe...

O Sacerdote recebe as vestes do próprio Bispo
Renovação das promessas sacerdotais
 
Fim da celebração
 E assim se procedeu:
 POSSE DO NOVO PÁROCO - CELEBRAÇÃO
01. Canto de Entrada
02. Saudação inicial do celebrante presidente
03. Leitura do documento de delegação
04. Leitura do Decreto de Nomeação do novo pároco
05. Profissão de Fé
Comentarista: Conforme determina a disciplina da Igreja, os fiéis
chamados a exercer um cargo em nome da Igreja devem emitir a Profissão de Fé, segundo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica. É isso que fará o Pe.  antes de iniciar seus trabalhos como Pároco.
06. Ato penitencial
07. Hino de louvor
08. Oração da Coleta
09. Primeira Leitura
10. Salmo responsorial
11. Segunda Leitura
12. Proclamação do Evangelho
(O Celebrante -( Bispo) entrega o Evangelho ao novo Pároco, para que este o proclame.)
Comentarista: O novo Pároco recebe o Livro dos Evangelhos, uma vez que é seu dever anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas, sem distinção. Celebrante: Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé viva o que lês, ensina aquilo que crês e procura realizar o que ensinas.
13. Aclamação ao Evangelho

(Homilia): Testemunho: Na homilia, Jesus nos fala pela boca do profeta!
Deus ouve os anseios do nosso coração, "Como Dom Lessa falou ao meu coração..." De fato, a igreja que aprendi a amar é justamente aquela que o Pe. Jonas Abib, lá da Canção nova me apresentou com tanto fervor e avivamento, a igreja que anuncia um Cristo Vivo. Talvez por isso, a minha fé resista a tantas provações. Porque aqueles que me apresentaram Jesus, me apresentaram como a rocha que haveria de me sustentar nas horas boas e más. O bem aventurado João Paulo II, também anunciou o Cristo Vivo até seu último suspiro e de fato é assim que desejo ser, alguém que sabe que Deus é amor e quem ama, não só permanece em Deus , como não tem medo de dar a sua vida para que outros, também o encontre. E foi assim que D. Lessa conduziu sua homilia, nos convocando a sermos missionários porta a porta!!!
14. Renovação das Promessas Sacerdotais Comentarista: Neste momento o novo Pároco será interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que lhe está sendo entregue.Celebrante: Filho caríssimo, diante do povo que será entregue aos teus cuidados, renova o propósito que prometeste na Ordenação.Queres desempenhar sempre o teu encargo, como fiel cooperador da Ordem Episcopal, apascentando o rebanho do Senhor, sob a direção do Espírito Santo?Sacerdote: Quero!Celebrante: Queres celebrar com devoção e fidelidade os mistérios de Cristo, para louvor e glória de Deus e santificação do povo cristão, segundo a tradição da Igreja?Sacerdote: Quero!Celebrante: Queres unir-te cada vez mais ao Cristo, Sumo Sacerdote, que se entregou ao Pai por nós, e ser com Ele consagrado a Deus para a salvação dos homens?Sacerdote: Quero!Celebrante: Queres com dignidade e sabedoria desempenhar o ministério da Palavra, proclamando o Evangelho e ensinando a Fé Católica?Sacerdote: Quero, com a graça de Deus!
Celebrante: prometes respeito e obediência a mim e aos meus sucessores?
Sacerdote: Prometo!

Sacerdote: Prometo!
Celebrante: Deus, que inspirou esse bom propósito, te conduza sempre mais à perfeição.
Sacerdote: Amém!
15. Entrega das Chaves da igreja, do sacrário, batistério e confessionário Comentarista: Agora o novo Pároco receberá do Celebrante diversos instrumentos para bem desempenhar sua missão.
Chaves da igreja
Comentarista: O Pároco recebe as chaves da igreja, casa de Deus e nossa, para que tome consciência do cuidado que deverá Ter com este templo material, símbolo da Igreja viva que deverá edificar.
Celebrante: Recebe as chaves da igreja e cuida da parte do povo de Deus que te é confiada. Desempenha com verdadeira caridade e contínua alegria a missão de Pároco, procurando em tudo agradar a Cristo, o Bom Pastor, do qual foste constituído ministro.
Chave do Sacrário
Comentarista: A vida espiritual dos fiéis é alimentada pela Eucaristia. Por isso o novo Pároco recebe a chave do sacrário e o abre, fazendo uma breve adoração.
Celebrante: Lembra-te de que a Eucaristia é ápice e a fonte de todo culto e da vida cristã, em que se realiza a unidade do povo de Deus e se completa a construção do Corpo de Cristo. Por isso, zela com todo o cuidado para que a Eucaristia seja o centro de toda a ação pastoral e de toda a vida da Paróquia.
Batistério
Comentarista: Entre os ofícios do Pároco está o de administrar o Batismo, fazendo das pessoas novos filhos de Deus, renascidos pela graça do Espírito Santo.
Celebrante: Recebe os instrumentos para o Batismo dos novos filhos de Deus. Cuida para que a vida divina recebida neste sacramento cresça e se desenvolva sempre mais no coração dos fiéis.
Confessionário
Comentarista: Uma das tarefas mais importantes do Pároco consiste em administrar o Sacramento da Penitência; por meio desse sacramento realiza-se a reconciliação dos pecadores com Deus.
Celebrante: Recebe o instrumento para a administração do Sacramento da Penitência (estola roxa). Sê zeloso nesse ministério e distribui aos pecadores as riquezas da misericórdia infinita do Senhor.
16. Juramento de Fidelidade
Comentarista: No início da Santa Missa o Pároco fez sua Profissão de Fé. Agora fará o juramento de Fidelidade, segundo a fórmula aprovada pela Santa Sé. O novo Pároco profere a fórmula do juramento.
17. Oração da Comunidade
18. Apresentação das oferendas
19. Oração sobre as oferendas
20. Oração Eucarística – Rito da Comunhão
21. Rito da Paz
22. Oração depois da Comunhão
23. Saudação por um Leigo
24. Palavras do novo Pároco
25. Bênção e despedida
26. Cumprimentos ao novo Pároco 
Terminada a Celebração,  o novo Pároco permaneceu na igreja, para receber os cumprimentos do povo. Para cada um de nós, os paroquianos, fica a esperança e o desejo de estarmos recebendo um Pai espiritual, com o qual possamos contar sempre. E, de coração aberto o acolhermos como quem acolhe o próprio Cristo, até porque sabemos que tudo é para honra e glória do nosso único Senhor e Mestre: Jesus Cristo.
 Por Luciene Maria
Vamos cantar? 
Gota da Misericórdia de hoje:
 A alma que confiar na Minha Misericórdia há-de ser a mais feliz, porque sou Eu mesmo quem dela cuida. (D. 1273)











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...