terça-feira, 15 de novembro de 2011

  15 de novembro: Proclamação da república! 

 

Vale a pena refletirmos sobre o texto de Ml.3,13-20. Pois, em um País onde o que tem valido é a esperteza e a astúcia para corrupção, se faz necessário refletirmos sobre o que de fato é vontade de Deus para nossa vida:

Ml 3,13-20 = As palavras que tendes proferido contra mim, têm-se multiplicado cada vez mais, diz o Senhor. E dizeis: Que temos dito contra ti? Tendes dito: É em vão que se serve a Deus; que temos nós ganhado em guardar os seus preceitos e termos andado tristes (ou penitentes) diante do Senhor dos exércitos? Por isso, nós chamamos agora ditosos aos homens arrogantes, pois que eles prosperam vivendo na impiedade; eles provocam a Deus, e ficam salvos. Então os que temem o Senhor falaram uns com  os outros. E o Senhor se pôs atento e ouviu. Na sua presença foi escrito um livro de memória a favor dos que temem o Senhor e pensam no seu nome. E eles, no dia em que eu hei de proceder, serão para mim, diz o Senhor dos exércitos, um bem particular; tratá-los-ei benignamente, como um pai trata seu filho que o ouve. Vós mudareis então de parecer e vereis que diferença há entre o justo e o ímpio, entre o que serve e o que não serve.
Sl 1,1-4.6 - a verdadeira felicidade. = Ditoso o homem que não se deixou levar pelo conselho do ímpio, / que não se deteve no caminho dos pecadores, / que não se sentou na cadeira dos zombadores. Será como a árvore, que está plantada junto às correntes das águas, / que a seu tempo dará o seu fruto, / e cujas folhas caírão; / e todas as coisas que ele fizer serão prósperas. Não assim os ímpios, não assim; / mas serão como o pó que o vento dispersa à superfície da terra, porque o Senhor conhece o caminho dos justos, / mas o caminho dos ímpios perecerá.

O profeta Malaquias tem o livro pela primeira vez redigido por volta da metade do século V a.C. A comunidade dos Judeus já havia sido repatriada de Babilônia, mas estava vivendo certo período de relaxamento espiritual. O texto , fala-nos das conseqüências imediatas desse relaxamento espiritual.

Que adianta servir Deus? Que adianta guardar os Seus mandamentos? Que adianta viver na retidão? Que proveito tiramos de tudo isso? Não levam a melhor os pecadores? Não levam a melhor aqueles que vivem mergulhados nos prazeres, e buscam sucesso nesta vida? Que adianta nos esforçar, se passa-se o tempo e não vemos diferença alguma entre pessoas virtuosas e pecadores? Ou se houver alguma diferença, e isto é verdadeiramente escandaloso, a vantagem parece estar do lado dos maus, porque estes caminham de vento em popa.

A lamentação do profeta Malaquias, é uma lamentação válida para todos os tempos, e para os nossos também. É freqüente ouvir de pessoas de bem que, depois de longo tempo de vida na honestidade, na seriedade e na virtude, não notaram proveito algum deste estilo de vida. É também freqüente ouvir dessas pessoas que, os que se comportam desonestamente, aqueles que não tem tantos escrúpulos, vivem melhor, recebem mais, vivem uma vida mais requintada e tem uma saúde garantida; em outras palavras, tudo lhes vai bem.

Meus caríssimos irmãos, eu repito o que digo com muita freqüência aqui e fora daqui. Podemos provocar Deus e nada nos acontecer? Distinguo, e aqui é preciso fazer uma bela distinção: a curto prazo, Deus pode ser deixado de lado; a curto prazo, Deus pode ser vencido. A médio e longo prazo, jamais. Todas essas pessoas, mais cedo ou mais tarde, terão que se acertar com Deus. Ainda que nesta vida contem com meios poderosos, ou advogados muito capazes, não escaparão ao último juízo, e ao Filho do Homem que, naquele dia, os espera.

Não é a mesma coisa praticar o bem e praticar o mal!

VAMOS CANTAR?

 Será que nossa República foi Proclamada?

Feliz a Nação cujo Deus é o Senhor...Quando o homem quiser tomar decisões que cabem somente a Deus, arcaremos com as consequências próprias da  desobediência. Não esqueçamos: Deus é Misericórdia, mas é justiça também!!!

Por Luciene Maria

Gota da Misericórdia de hoje:

 ATO DE CONSAGRAÇÃO A DIVINA MISERICÓRDIA
Deus, Pai misericordioso
que revelaste o Teu amor
no Teu Filho Jesus Cristo
e o derramaste sobre nós
no Espírito Santo, Consolador
confiamos-te hoje o destino
do mundo e de cada homem.
Inclina-te sobre nós,
pecadores cura a nossa debilidade
vence o mal faz com
que todos os habitantes da terra
conheçam a tua misericórdia
para que em Ti,
Deus Uno e Trino encontrem
sempre a esperança.
Pai eterno pela dolorosa
Paixão e Ressurreição
do teu Filho tem misericórdia
de nós e do mundo inteiro. Amém!
Papa João Paulo II


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...