terça-feira, 19 de julho de 2011

TRIPLICE FORMA DE PRATICAR A MISERICÓRDIA



A oração é uma grande arma que Deus colocou nas nossas mãos, para usarmos. 
Jesus nos indicou três maneiras de praticarmos obras de misericórdia: a primeira a ação, a segunda a palavra e a terceira a oração. Santa Faustina depois desenvolve este tema dizendo: "existe uma tríplice forma de praticar a misericórdia. "
A devoção à Divina Misericórdia respira com dois pulmões: O primeiro é o da confiança, o segundo o das Obras de Misericórdia. 
De fato, Jesus disse a Santa Faustina: se por teu intermédio peço aos homens o culto à minha misericórdia, por tua vez deves ser a primeira a distinguir-te pela confiança na minha misericórdia. Estou exigindo de ti atos de misericórdia, que devem decorrer do teu amor para comigo. Deves mostrar-te misericordiosa com os outros, sempre e em qualquer lugar. Tu não podes te omitir, desculpar-te ou justificar-te. Eu te indico três maneiras de praticar a misericórdia para com o próximo: a primeira é a ação, a segunda a palavra e a terceira a oração. nesses três graus repousa a plenitude da misericórdia, pois constituem uma prova irrefutável do amor por mim. É deste modo que a alma glorifica e honra a minha misericórdia. Esta imagem deve lembrar as exigências da minha misericórdia, porque mesmo a fé mais forte, de nada serve sem as obras (D. 742). Se a alma não praticar a misericórdia de um ou outro modo, não alcançará a minha no dia do juízo (D. 1317). Então como podemos praticar as obras de Misericórdia? A Igreja nos indica catorze formas pelas quais, podemos praticar obras de Misericórdia, dividindo-as em: Corporais e Espirituais.  
Corporais: 1. Dar de comer a quem tem fome, 2. Dar de beber a quem tem sede, 3. Vestir os nus, 4. Visitar os presos, 5. Visitar os doentes, 6. Enterrar os mortos, 7. Acolher os peregrinos. 
Espirituais: 1. Dar com conselho, 2. Suportar com paciência as fraquezas do próximo, 3. Perdoar quem nos ofendeu, 4. Rezar pelos vivos e pelos mortos, 5. Ensinar os ignorantes 6. Consolar os aflitos, 7. Corrigir os que erram. 
Vamos Cantar? 
 

Amados, que possamos ter coragem de anunciar esse amor a todos...Jesus não quer perder nenhum dos seus filhos amados e cabe a cada um de nós: filhos batizados, distribuir esse amor...Ele não precisa, mas quer contar comigo e com você. E aí, qual é a sua resposta? Eu tenho lutado para dizer, eis-me aqui Senhor! Não posso mentir para você e dizer que é fácil. Mas posso garantir que é maravilhoso viver as dificuldades, as enfermidades, os anseios, as dúvidas, as decepções, as dores e angustias próprios do dia a dia, crendo que Ele está ao meu lado...Chorando quando choro, ou quando o decepciono, sorrindo quando sorriu..Pois é, Deus é assim:  simples...Se aprendéssemos a amar como Ele nos ama  não sofreríamos tanto, perdoaríamos mais! Pensemos nisso...
Por Luciene Maria.
 Gota da Misericórdia de hoje:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Novena em Preparação para festa da Misericórdia

  Jesus, Verdade eterna, fortificai minhas tênues forças. Vós, Senhor, tudo podeis. Sei que nada valem os meus esforços sem Vós. click e rez...